Imagem de divulgação do Aware para macOS.

O Aware te ajuda a fazer pausas no uso do computador sem distrai-lo ou incomodá-lo

Por
8/12/16, 9h29 6 min 5 comentários

Regra básica para quem trabalha o dia todo com um computador: faça intervalos regulares, no máximo a cada 50 minutos. É bom para os olhos, para a coluna e para o cérebro. Problema: como controlar isso. Um app para macOS, extremamente simples, mas que tem funcionado bem como nenhum outro antes dele havia funcionado, é a melhor solução que encontrei até agora.

Um pouco de contexto

Antes do Aware, já havia testado outros apps feitos especialmente para esse fim. Apps que automatizam a técnica pomodoro, apps feitos para combater a LER/DORT. Apps instaláveis no próprio computador e também aqueles que ficam no smartphone.

Todos funcionavam em alguma medida, mas me pareciam exagerados e com recursos extras dispensáveis que não podia ignorar — eram parte obrigatória da experiência. Coisas como dar rótulos às atividades desenvolvidas, exibição de “rankings” dos dias mais produtivos etc. Há valor aí para quem cobra por hora ou trabalha em vários projetos simultaneamente. Não é o meu caso.

Timer no app de relógio do iOS.Após passar por essas experiências, acabei me contentando com o sistema nativo de alarme do iOS. A escolha por ele decorre de um aspecto bobo, mas significativo: é o único que dispara o alerta de que estou há muito tempo sentado mesmo quando o sistema está no modo “não perturbe”, um modo que silencia todas as notificações e que, para mim, é essencial ter ativado quando preciso de concentração. Qualquer barulho que venha do celular é suficiente para desencadear um tipo de ansiedade leve, mas que desconcentra.

O problema dos alarmes é que preciso configurá-los manualmente e, antes disso, me lembrar de fazê-lo. Há um atrito desnecessário aí e, como resultado, muitas vezes acabava esquecendo de ativá-lo e só me lembrava quando a cabeça já não estava funcionando direito e as dores decorrentes de horas sentado se manifestavam. (Facilitaria se a Siri no macOS aceitasse programar alarmes, mas, por ora, ela é incapaz desse grande feito.)

A solução: Aware

Nessas andanças à toa pela web, uma coisa que era comum, mas hoje parece excentricidade de quem não vive nos jardins murados no Facebook, deparei-me com um app que se apresenta como simples e cumpridor de apenas uma limitada função. Ele se chama Aware.

Ao ser instalado e aberto, o Aware cria um timer na barra de menus do macOS. Os minutos vão passando e o tempo é registrado ali. O app não tem qualquer sistema de alarme ou botão. Ao clicar no tempo, só aparece a opção de fechá-lo. O Aware é deliberadamente simples e sem propósito, como explicam os criadores no site oficial:

Não há suposições a respeito do que você faz com essa informação [sobre o tempo]. Nenhuma balão ou alarme lhe diz para fazer uma pausa, [ele] apenas registra o tempo gasto na sua barra de menu para fácil acesso.

O “fácil acesso” faz bastante sentido. A barra de menu do macOS está sempre à vista, mas quase sempre fora do seu campo de visão. É meio como a bandeja do Windows: um lugar acessível, mas ao mesmo tempo discreto. Para um app do tipo, o lugar perfeito.

O fato de não ter alertas visuais ou sonoros também se revelou um acerto genial. Uma das coisas que eu mais detestava no Workrave era quando esgotava o tempo da sessão e ele travava o computador com um popup escandaloso no meio da tela. É um comportamento agressivo. Perdi a conta das vezes em que estava fazendo algo, até mesmo finalizando a digitação de uma palavra, e fui atrapalhado por essa interferência.

A beleza do Aware é que ele está sempre ali, quietinho, e ainda assim, invariavelmente, estou sempre olhando para ele em pequenos intervalos. Isso me dá a ciência não só de quando fazer uma pausa, mas de quando estou próximo dela. Se estiver finalizando algo importante ou no meio de um raciocínio, permito-me extrapolar o tempo — tempo esse que eu mesmo defino, sem qualquer marcação no app em si ou registro para a posteridade.

Um ajuste e uma melhoria

O Aware se vende como algo pronto, livre de qualquer configuração, mas exige uma. Nos primeiros dias, notei que estava perdendo a contagem da primeira sessão dos dias em que reiniciava o computador. Motivo: ele não abre junto ao sistema por padrão.

Felizmente, é possível contornar essa limitação com relativa facilidade. Abra as preferências do macOS, depois entre no item “Usuários e Grupos”, selecione o seu perfil e, na porção à direita, a aba “Itens de Início”. Lá, clique no botão de “mais” e escolha o Aware na pasta de aplicativos — ou, mais fácil ainda, arraste seu ícone do Finder para essa lista. Pronto!

Configuração dos apps que iniciam junto ao macOS.

Outra melhoria que gostaria de ver, mas sem gambiarra em vista, é mudar o gatilho que zera o contador. No site dos desenvolvedores, eles explicam como isso funciona:

O Aware lhe diz há quanto tempo você está usando o computador em horas e minutos. Ele sabe isso porque detecta os movimentos do seu mouse e os toques em seu teclado. Após um curto período de inatividade (uma pausa), o Aware pausa o timer e então o zera, recomeçando quando alguma atividade é detectada.

A possível falha reside no fato de que, às vezes, faço pausas breves (atender uma ligação, ver alguma coisa no smartphone) que é entendida pelo app como suficiente para reiniciar o contador, mesmo sem eu ter me levantado. Fiz uns testes informais. Aparentemente, ele reinicia o timer após três minutos de inatividade. Seria legal dar a opção de reiniciá-lo apenas quando o protetor de tela entrasse em ação ou o usuário bloqueasse a sessão.

Mandei a sugestão acima aos desenvolvedores, mas mesmo que não tenha resposta ou que meu pedido não seja atendido, o Aware vale o download. Ele é simples, funcional, econômico em termos de recursos e, para fechar o pacote, gratuito. Baixe-o na Mac App Store.

Bônus: Ka-Block! para Safari

Josh Peek, um dos dois desenvolvedores do Aware, participou da criação de outro “app simples e competente do tipo instale e esqueça”. É o Ka-Block!, um bloqueador de conteúdo disponível para iOS e macOS.

Ele é gratuito, dispensa configurações, tem a lista de rastreadores bloqueados atualizada com frequência e, para os mais desconfiados, não pede permissão para ler o conteúdo das páginas visitadas. Alternativas mais robustas, como o Ghostery, têm essa permissão.

Saiba mais sobre o Ka-Block! no site oficial e baixe-a no iOS e/ou macOS.

Compartilhe:
  • ochateador

    Apps simples e eficientes, sem firulas ou requisições duvidosas.
    Eis algo cada vez mais raro atualmente.

  • Leonardo Santos

    Eu uso o combo Apple Watch (que avisa quando eu estou sentado por 1 hora) + Focus (um app de bloqueio de páginas e apps distrativos), e tem sido uma combinação bem-sucedida, apesar de cara…

  • William Miyazaki

    Alguma sugestão de app para Windows/Chrome/Android nesse sentido? Infelizmente, macOS acaba sendo restritivo para uma grande parcela de usuários :/

    • Para Windows, a coisa mais próxima que conheço é o Workrave: http://www.workrave.org Ele tem algumas configurações que amenizam a agressividade dos alertas. Não é a mesma coisa, mas melhor do que nada.

  • Rodrigo Cerqueira

    Parece interessante. Esperando uma solução semelhante para windows..