5 boas histórias contadas no Manual do Usuário

Por
14/11/17, 11h07 2 min Comente

Às vezes é difícil definir o Manual do Usuário. É apenas mais um blog de tecnologia, mas um diferente. Desde o início, sempre tentei contar histórias originais ou focar em aspectos negligenciados pela cobertura de outros veículos. As cinco matérias abaixo representam muito bem esse espírito. Se você chegou agora (bem-vindo!), elas são um bom ponto de partida do que esperar do conteúdo que será publicado aqui. Continuar lendo 5 boas histórias contadas no Manual do Usuário

Post livre #94

Por
21/7/17, 17h15 1 min Comente

Sexta-feira é dia de post livre para a comunidade do Manual do Usuário conversar sobre o que bem entender, mas especialmente sobre tecnologia. Desta vez, queria propor um debate: o que vocês acham de matérias desse tipo como a que o Tecnoblog fez — Calma: não houve vazamento em massa de senhas dos sites de e-commerce brasileiros — questionando não apenas o texto como a postura do Tecmundo — Exclusivo: vazam senhas dos principais sites de ecommerce do Brasil. Quem acompanha Rodrigo Ghedin no Twitter já deve ter visto essa conversa por aí, mas e vocês, o que acham? 

Resultado do desafio ou mulheres & tecnologia

Por
13/7/17, 22h57 13 min Comente

Cobrir tecnologia e ser mulher não é tarefa fácil. Não só porque historicamente o assunto interessa mais a homens do que a mulheres — isso já mudou bastante, felizmente –, mas porque essa ausência de mulheres escrevendo sobre, lendo e comentando o assunto na internet ou nas mesas de bares passa a impressão errada de que mulheres não gostam de tecnologia. Gostamos, sim, e muito. Mas talvez não da mesma forma que a maioria dos homens e menos ainda da maneira como os homens imaginam, apenas se interessando pelo cor do rosa do iPhone ou pelos apps de embelezamento.

Continuar lendo Resultado do desafio ou mulheres & tecnologia

Desafio de junho: tecnologia e mulheres, para além do óbvio

Por
27/6/17, 20h11 3 min Comente

Os assinantes, leitores que ajudam a manter o Manual do Usuário, participam de desafios (quase sempre) mensais valendo prêmios como smartphones, fones de ouvido e até impressora. No desafio de junho — aos 45 do segundo tempo, eu sei — convidamos você, assinante, a ir além do óbvio e descobrir o que no tema tecnologia interessa para uma mulher. E, muito embora o prêmio seja um celular, não vale falar de smartphones porque, como já diz o senso comum, o celular virou uma extensão do corpo humano, inclusive do feminino.

Continuar lendo Desafio de junho: tecnologia e mulheres, para além do óbvio

Desafio de maio: uma série imperdível na Netflix

Por
24/5/17, 11h25 3 min Comente

Os assinantes, leitores que ajudam a manter o Manual do Usuário, participam de desafios quase sempre mensais valendo prêmios como smartphones, fones de ouvido e até impressora. No desafio de maio, convidamos você, assinante, a contar qual série disponível na Netflix é imperdível e porquê. A ideia aqui é brincar de crítico de cinema, mas também de nos convencer a ver o programa.

Continuar lendo Desafio de maio: uma série imperdível na Netflix

Desafio de abril: o aplicativo mais louco que você já usou

Por
11/4/17, 15h02 3 min Comente

Os assinantes do Manual do Usuário participam de desafios valendo prêmios — e só coisa boa, como smartphones, fones de ouvido e até impressora (!). No desafio de abril, convidamos você, assinante, a contar qual o aplicativo mais estranho que já usou (ou usa), como é sua experiência de usuário e, é claro, por que baixou esse app. Continuar lendo Desafio de abril: o aplicativo mais louco que você já usou

Sob nova direção

Por
15/3/17, 17h44 3 min Comente

Ninguém é insubstituível, mas algumas pessoas são mais difíceis de substituir do que outras. Rodrigo Ghedin é uma delas. Não à toa conquistou tantos leitores. Em grande parte, o Manual do Usuário é o Rodrigo Ghedin. Grande parte do que ele é e acredita enquanto jornalista está refletido nessas páginas da web. A boa notícia é que grande parte do que eu acredito ser a função do jornalismo também está no Manual do Usuário.

Continuar lendo Sob nova direção

Até logo!

Por
9/3/17, 7h48 3 min 95 comentários

O Manual do Usuário surgiu para preencher uma lacuna no noticiário de tecnologia brasileiro, a de textos mais aprofundados e reflexivos. Nesses pouco mais de três anos, acredito que consegui, à frente do site, cumprir essa promessa. De quebra, ajudei a promover a Slow Web, uma maneira diferente e mais saudável de lidar com a informação. O Manual continuará nessa missão, sem mim. Hoje é o meu último dia à frente dele. Continuar lendo Até logo!