DU Battery Saver.
Post patrocinado (?)

DU Battery Saver promete estender a duração da bateria do seu smartphone Android

Por
18/8/15, 8h35 5 min 28 comentários

Em menos de uma década o hardware dos smatphones evoluiu muito. Processadores ficaram mais rápidos; memórias, mais fartas; as telas ganharam tamanho e resolução e até a bateria, ainda que não pareça, evoluiu também. O problema é que essa evolução não foi tão dramática quanto a dos outros componentes, daí a impressão de que ela estagnou.

Enquanto não inventam uma nova tecnologia que nos faça depender menos de tomadas, algumas ações circunstanciais ajudam a estender os períodos de uso livre do cabo de recarga. O pessoal do Baidu tem um app que promete isso, o DU Battery Saver. Eles pediram ao Manual do Usuário para dar uma olhada nele e contar a você, leitor, o que eu achei.

Livrai-nos do cabo na tomada

DU Battery Saver na cortina de notificações.

O DU Battery Saver é um monitor do status da bateria. Além da carga, ele fica atento à temperatura e tensão. E mais: também fica de olho nos apps em segundo plano, a fim de detectar quando algum consome mais energia que o normal. Na tela principal e no widget que insere na cortina de notificações, ele oferece uma estimativa da carga restante em horas, o que é bastante útil para antever situações em que ficaremos com a bateria descarregada, dando mais chances de evitá-las.

Assim, quem preferir pode usar o app no “modo automático”, ou seja, confiando em seus alertas e notificações para otimizar o uso da bateria. Os mais interessados, porém, têm diversas opções dentro do app para mexer.

A aba Economia exibe diversos modos de uso, que são como perfis. Algumas fabricantes oferecem soluções do tipo por padrão; se não for o seu caso, o DU Battery Saver pode ser um útil substituto. Além dos modos pré-definidos, pode-se criar novos. Um modo é um conjunto de opções (brilho, tempo de tela ligada e conectividade) pré-configuradas, ativável com um toque ou automaticamente. A ativação automática desses modos vem bloqueada por padrão. Ela aparece na tela ao lado dos modos, em “Consumo inteligente”.

Aba Economia do DU Battery Saver.

Como desbloqueia? De duas formas. O DU Battery Saver é freemium, ou seja, apenas uma parte dele é gratuita. Várias funções avançadas, como a troca automática entre modos de uso, o desligamento automático de apps em segundo plano e a redução da frequência do processador, são pagos. Ou você gasta US$ 2,99 para liberar tudo, ou conquista “DU Coins”, uma moedinha virtual, baixando outros apps pelo DU Battery Saver. É uma saída esperta: alguns desenvolvedores pagam sites e outros desenvolvedores para distribuírem seus apps. O Baidu ganha dinheiro com o download desses apps gratuitos através do seu próprio e converte a “boa ação” do usuário em moedinhas para liberar recursos dele.

O que não é legal

A configuração padrão é meio exagerada. Aquele widget na cortina de notificações é feio e intrusivo, e desligá-lo não é tão trivial — abra o app, toque no boneco do canto superior direito; depois, toque em “Indicador de energia” e desative o botão seletor.

Ao longo do dia o DU Battery Saver emite muitas notificações, e… bem, ele só está fazendo seu trabalho, mesmo quando o consumo de bateria excessivo é intencional — ao ouvir música por streaming ou jogar no celular, por exemplo. Apesar da boa intenção, pode incomodar alguns. O bom é que a maioria desses alertas são desativáveis nas configurações.

Outra coisa chata é que no primeiro uso do app a opção para compartilhar dados anônimos com o Baidu vem ativada por padrão. Caso não se sinta confortável com isso, é preciso desativá-la manualmente.

Por fim, o app pode ser um tanto confuso. São muitas telas, abas internas e funções que não são compreensíveis intuitivamente (culpa, também, da tradução, que ainda não está legal). O bom é que o DU Battery Saver meio que já vem pronto para usar, mas quem quiser dar um trato fino nas configurações precisará gastar um tempinho para entender todas as opções.

O que é legal

Telas diversas do DU Battery Saver.

Se você instala apps a perder de vista, corre o risco de ter alguns “sugadores” de bateria e nem perceber. Até daria para detectá-los mergulhando nas configurações do Android, mas o DU Battery Saver automatiza isso e funciona proativamente.

Os modos de uso podem ser bastante úteis, especialmente com os gatilhos de alteração ativados — existem dois critérios, por hora do dia e nível da bateria. Outras opções agressivas de economia, como a remoção de apps da memória ao bloquear o celular, redução da frequência do processador e desativação da rede com a tela bloqueada, também podem dar um gás na autonomia da bateria. Nem sempre se tem uma tomada ou bateria portátil à mão, então há diversos cenários em que estender a carga em uso é a única saída para não ficar sem celular.

O modelo freemium é interessante. Quem não liga em gastar dinheiro de verdade, paga os US$ 2,99 e pronto, tem tudo liberado. Aqueles de bolsos mais sensíveis, por outro lado, pode baixar os apps oferecidos na aba Ferramentas, ganhar DU Coins e liberar recursos com elas. Alguns dos apps e jogos oferecidos ali são bem legais, aliás.

Se o seu smartphone anda te deixando na mão cedo demais, sem carga para aguentar um dia inteiro longe da tomada, o DU Battery Saver pode ajudar a aliviar esse sufoco. Como ele é gratuito, não custa nada experimentar.

Compartilhe:
  • Gaio Cruz

    Faltou o básico. Funciona? Num mesmo uso padronizado quanto tempo a bateria durou com e sem o app ativado?

    • Jorge Luis

      alguns artigos dizem que não funciona. mas eu li há muito tempo. não sei se mudou.

    • Funciona na medida em que você se priva dos recursos que ele desativa para estender a bateria. É uma questão lógica: se você tirar o smartphone da tomada e não usá-lo, ou restringir suas funções (brilho da tela, Wi-Fi, 3G/4G), a bateria dura bem mais.

      O que apps como o DU Battery Saver fazem e algumas fabricantes colocam nativamente em suas ROMs (como a Sony) é automatizar esses processos e “dedurar” possíveis fontes de consumo acima da média.

    • Manuela Marques

      eu uso até hoje e ajuda bastante… antes a bateria acabava antes do final do dia… agora eu só preciso carregar quando vou dormir.

  • Panino, o Manino

    Quer estender a bateria?
    Roteia, muda os governadores de CPU, altera os clocks, faz undervolt, instala Greenefy.
    Seja feliz.

    • Chicão ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Tudo isso?
      Não.

    • Então… Não.

    • Fiz isso, agora a bateria dura 3 dias!
      Mas meu celular ficou um pouco estranho… olha a foto:

      • Estranho, mas bem melhor que antes, vamos admitir. Até virou um tanque de guerra – tasca ele e pode matar em segundos :3 :D

    • Ou compra um power bank, mantém ele sempre carregado e não te preocupa mais com bateria. Acho que é o jeito mais fácil :)

      • Panino, o Manino

        Não esperava esse tipo de reação em um local tão refinado quanto o Manual de Usuário.
        Querem solução fácil para estender a bateria? Instalando um programa “duvidoso” que vai ficar sempre ali consumindo recursos para no fim das contas fazer algo tão simples como desativar redes, coisas que você poderia fazer manualmente em segundos mas não faz pela preguiça? Não tem milagre nesse tipo de programa, se você quer realmente que seu aparelho Android tenha uma duração maior de bateria então você tem que modificar ele para ele de fato usar menos energia a princípio sem precisar limitar a funcionalidade do aparelho.
        Não é tão complicado quanto parece.

      • Panino, o Manino

        Não esperava esse tipo de reação em um local tão refinado quanto o Manual de Usuário.
        Querem solução fácil para estender a bateria? Instalando um programa “duvidoso” que vai ficar sempre ali consumindo recursos para no fim das contas fazer algo tão simples como desativar redes, coisas que você poderia fazer manualmente em segundos mas não faz pela preguiça? Não tem milagre nesse tipo de programa, se você quer realmente que seu aparelho Android tenha uma duração maior de bateria então você tem que modificar ele para ele de fato usar menos energia a princípio sem precisar limitar a funcionalidade do aparelho.
        Não é tão complicado quanto parece.

        • Em respeito ao Ghedin (até porque ainda não achei uma forma de contribuir financeiramente com o MdU – e sei que o mesmo tem contas para pagar :p ), nem farei comentários sobre o anunciante… já o fiz uma vez, não o repetirei :)

          Porém, não discordo de ti. Ponto final… ;)

          • Panino, o Manino

            Que isso, por um lado até entendo o propósito desses programas. O que eu comentei por mais que seja algo que eu tenha achado menos difícil de fazer do que o esperado ainda é algo que é preciso coragem e atenção para fazer. No entanto, hoje em dia esses programas tem necessidade de existir? O atrativo deles é automatizar para o usuário configurações que por ele ser leigo desconhece, mas modo de economia é algo que já está presente nativamente em praticamente todos os aparelhos. É redundante. A única dica que talvez ainda seja válida nesse sentido é de programa de mapa de wifi com acesso a banco de dados de senhas para quando você estiver na rua sempre que possível seu aparelho trocar a rede da operadora pela wifi perto de você. E isso já não é algo que está vindo nativo no Android mais recente? Windows Phone agora com a versão 10 que é um Spyware e Keylogger no PC também deve vir com o mesmo recurso.
            Então, instalar um programa desses para quê?
            Nada demais de escrever sobre é fazer propaganda, apenas isso, existe mesmo alguma necessidade dele hoje?

      • Adriano Garcez

        Por falar nisso, vai ter a venda do power bank da Xiaomi essa semana.

    • Amaranto Júnior

      Muita coisa para o usuário médio. Eu mesmo que fuço um pouco no meu não faço tudo isso.

    • Uso o modo de economia de energia no L4 que tenho, e geralmente desligo a conexão 3G/2G, só usando wi-fi. dura em média 2 dias de uso :)

    • Rodrigo

      Melhor coisa que fiz. Não cheguei a ponto de diminuir o clock, mas instalei um appzinho para desativar o wifi quando não está em uso e conectar automaticamente nos locais onde conectei a uma rede e desativar o 4G e habilitar de tempos em tempos com a tela desligada já aumentou consideravelmente a autonomia.

      O melhor é que posso facilmente ligar ou desligar estas funções, digamos em um momento que preciso estar 100% do tempo conectado no 4G, é só clicar num togglezinho e pronto.

      Fora gravitybox e xposed gel settings

  • Tiago Del Rio

    Só de ser Baidu eu já passo longe.

  • Uma questão não muito relevante, mas qual foi o aparelho usado com esse app pro teste?

  • Marcelo Antunes

    Quando comprei meu cel novo há uns meses baixei alguns desses apps pra fazer a bateria durar mais pra testar mesmo, o que mais gostei foi o Du speed!

  • Juliana Aragão

    Uso e aprovo, mminha bateria dura muito mais!

  • Juliana Aragão

    Uso e aprovo, minha bateria dura muito mais!

  • Adriano Garcez

    Baidu? Errrr… não, obrigado.

    Pelo menos no android padrão, para verificar quais os apps que mais gastam bateria, é só puxar a gaveta e clicar no ícone de bateria.

    Pessoal fala muito bem do Greenify, mas nunca testei. Até hoje nunca tive grandes problemas com a bateria do smartphone em idle que um reset não resolvesse. Geralmente, fica um traço reto por horas quando o Moto G 2013 está bloqueado.

  • Tiago Guilherme

    Salva vidas (baterias) esse du speed booster

  • Fernando Bispo

    Não existe melhor que o snapdragon battery guru!!
    iSSO PROS SMARTS SNAPDRAGON

    • Emanuel

      O meu era compatível mas perdeu a compatibilidade. E é um snapdragon 400, ainda bem popular

  • Paulo Junior

    minha bateria ia que nem água, o dubatery ajudou mt

  • Fernando morais

    uso e aprovo!

  • Carole

    Eu curto os apps da Baidu… Podia ter pra iPhone tbm

  • tisool whovian

    O meu celular e da Samsung, e ativei sem querer uma função de brilho automático, e na barra de notificação e nem nas configurações do celular eu não posso deixar o brilho no mínimo o que faço?