Design da pistola d'água da Apple.

Emoji de arma vira um inofensiva pistola d’água nas principais plataformas

Por
27/4/18, 11h08 3 min Comente

Em agosto de 2016, a Apple atualizou e introduziu 100 emojis no iOS 10, então em testes. O mais polêmico foi o da arma, que passou de uma representação realista de um revólver para uma pistola d’água, de brinquedo. Agora, todas as outras grandes empresas estão atualizando seus emojis de arma para o padrão definido pela Apple.

Google, Microsoft, Samsung e Twitter já mostraram como ficarão seus respectivos emojis de arma. O Facebook, mesmo não tendo exibido ainda o emoji redesenhado, confirmou à Emojipedia que acompanhará o grupo.

Na época em que a mudança ocorreu nas plataformas da Apple, a empresa não se manifestou sobre a então nova pistola d’água — o comunicado à imprensa focou mais na diversidade do conjunto de novos emojis. Analistas externos viram o movimento como uma reação aos sucessivos ataques com armas de fogo nos Estados Unidos e uma maneira sutil da Apple de entrar na discussão sobre a regulação de armas.

“Vejo a pistola d’água verde como uma inovadora e ressoante maneira de a Apple anunciar seu posicionamento em uma questão política polêmica”, disse Shiv Putcha, diretor associado de consumo em telecomunicações e mobilidade da IDC, à CNBC.

O pioneirismo da Apple, porém, causou alguns ruídos de comunicação. Jeremy Burge, editor da Emojipedia, apontou à BBC que uma mensagem inofensiva que incluísse o emoji de arma enviada de um dispositivo Apple poderia ganhar outra conotação ao ser recebida em um dispositivo Android.

Diálogo com emoji de arma em diferentes plataformas.
Imagem: Emojipedia.

pesar de ser um padrão, o modo como os emojis funcionam dão às empresas que os utilizam alguma discricionariedade na exibição. O Unicode, órgão que analisa e aprova os emojis, cria descrições e desenhos básicos; cabe às empresas desenhar em cima das especificações do Unicode — algo que, com alguma frequência, gera tais ruídos.

A especificação do emoji de arma não diz se ela deve ser real ou de brinquedo, o que deu a brecha para a mudança promovida pela Apple. Por ter o conjunto de emojis mais influente — talvez fruto do pioneirismo no ocidente — ou porque as outras empresas se alinham no posicionamento anti-armas da Apple, agora elas também estão mudando seus emojis.

A evolução do emoji de arma

Evolução do emoji de arma nas principais plataformas.
Clique para ampliar em uma nova janela. Imagem: Emojipedia/Twitter.

Veja quando e em quais circunstâncias cada grande plataforma alterou seu emoji de arma:

  • No Twitter, o novo desenho da arma foi introduzido neste mês;
  • A Samsung também fez a alteração a partir do Galaxy S9, lançado também em abril;
  • O Google também já começou a distribuir uma atualização do Android que substitui a arma de fogo por uma de brinquedo;
  • O WhatsApp usa uma arma de brinquedo laranja desde outubro de 2017, quando lançou seu conjunto de emojis próprios;
  • A Microsoft, pelo Twitter, anunciou que fará a mudança em uma versão futura do Windows 10;
  • O Facebook, como já mencionado, não definiu um prazo, mas confirmou que também mudará seu emoji de arma.
Compartilhe: