Comparativo entre fonte monoespaçada e "duoespaçada".

Esta fonte gratuita do estúdio iA é ideal para quem escreve

Por
27/11/17, 10h01 2 min Comente

Uma das características do app iA Writer é a fonte utilizada, chamada Nitti. Trata-se de uma fonte monoespaçada, o que significa que todos os caracteres têm a mesma largura na tela. (Outros exemplos, mais comuns, desse tipo de fonte são a Courier New e a Lucida Console.) Fontes com espaços irregulares e mais comuns em materiais finalizados são chamadas proporcionais — a Merriweather, por exemplo, que você está lendo.

A Nitti era, até agora, a única disponível no iA Writer. Era. Os desenvolvedores liberaram uma nova, chamada iA Writer Duospace, um evento tão raro que, nas palavras deles, é como se “o inferno tivesse congelado”. A principal diferença em relação à Nitti é que as letras “m” e “w”, nas duas variações (maiúsculas e minúsculas), ocupam um espaço e meio em vez de apenas um. Ela é baseada na Plex, uma fonte gratuita e de código fonte da IBM.

É um detalhe, quase um preciosismo, mas uma fonte legal de se ter para trabalhar. E quem trabalha a sério com isso se importa com detalhes, com preciosismos.

No texto em que apresenta a Duospace, a equipe do estúdio iA se justifica:

Ao contrário das fontes proporcionais que comunicam “isto está quase pronto”, fontes monoespaçadas sugerem “este texto é um trabalho em andamento”. É a escolha tipográfica mais honesta para um texto que não está pronto para publicação.

(…) A crueza tipográfica de uma fonte monoespaçada diz ao escritor: “Isto não diz respeito ao visual, mas ao que se quer dizer. Diga o que você quiser e se preocupe com o estilo depois”. Fontes proporcionais sugerem “isto é tão bom quanto o resultado” e representa um contraste intimidador em relação a um rascunho.

Fontes proporcionais geram leituras mais rápidas. As monoespaçadas, diz o pessoal do iA, são ideais para a escrita porque esse processo é mais lento, demanda reflexão. A iA Writer Duospace retém essa qualidade e melhora o fluxo de leitura dando espaço extra às letras maiores. A uniformidade era um resquício das limitações mecânicas das máquinas de escrever.

O iA Writer está disponível para Android, iOS e macOS. A fonte iA Writer Duospace é gratuita e você pode baixá-la aqui para usar no seu editor de textos preferido.

Compartilhe: