Microsoft redefine o conceito de smartphone topo de linha e anuncia Lumia para selfies

Por
4/9/14, 14h44 4 min 5 comentários
Novos Lumias anunciados em Berlim.
Foto: Microsoft.

A Microsoft anunciou novos Lumias em Berlim, na IFA. O Lumia 730 (e sua variante 4G single SIM, o Lumia 735) carrega a grande responsabilidade de suceder o queridinho 720, um smartphone intermediário que fazia jus à classificação e de quem só ouvi elogios. Já o Lumia 830 é… curioso.

A Microsoft apresenta o Lumia 830 como um “smartphone topo de linha acessível”, no sentido financeiro da palavra. Comparado aos principais produtos da concorrência, ele realmente custa menos, cerca de US$ 420. É praxe smartphones do segmento high-end custarem ~US$ 650.

Como a conta precisa fechar, qual o segredo? Pelo visto, apenas marketing. É que fora um ou outro detalhe, em muito o Lumia 830 parece ser um mid-range, um smartphone intermediário.

Ele vem com um Snapdragon 400, o SoC padrão de 2014. Já vimos esse modelo em vários dispositivos, incluindo outro Windows Phone, o Lumia 630. O desempenho é bem aceitável para smartphones intermediários, mas seu cansado processador Cortex-A7 de quatro núcleos não faz ninguém suspirar. O 1 GB de RAM deve dar uma aliviada no 830 — com 512 MB o Lumia 630 funciona bem na maior parte do tempo, e essa quantidade de memória só se revela insuficiente quando se exige muito da multitarefa ou jogos pesados são abertos.

A tela, de 5 polegadas, tem resolução HD (1280×720), o que resulta em 298 PPI. Não deve ser fonte de muitos problemas, apesar de ficar quase no limite para o que se considera uma tela “Retina”.

E, claro, a câmera. É uma “PureView”, conceito que fica mais vago a cada novo smartphone em que é incorporado. Em termos práticos, estamos falando de uma câmera de 10 mega pixels com um sistema de estabilização ótica super leve e lentes ZEISS (o que houve com o Carl?). O sensor tem 1/3,4″, sensivelmente menor que o de outros smartphones topo de linha, como iPhone 5s, G3 e Galaxy S4, de 1/3″, sem falar de outros maiores, como o de 2/3″ do Lumia 1020 (covardia), ou o de 1/2,6″ do Galaxy S5. As melhorias que a atualização Lumia Denim trará devem contribuir para os resultados obtidos com essa câmera, mas é o tipo de coisa que só testando para ver se cumpre o que promete.

Com um acabamento bonito que mistura policarbonato com bordas de metal, 16 GB de memória interna, slot para cartão microSD, suporte a recarga sem fio e SensorCore, além de ser relativamente leve (150 g) e fino (o Lumia mais fino até o momento, com 8,5 mm), o Lumia 830 tem um conjunto equilibrado e que deve agradar, mas desculpa, Microsoft, não é topo de linha.

Lumia 730, smartphone para selfies

Confirmando os rumores, o Lumia 730 tem uma câmera frontal com lente grande angular e resolução de 5 mega pixels. Ele vem até com um app para selfies! (Na verdade, trata-se do antigo Glam Me atualizado e que ganhou novo nome.)  Se vai funcionar? Não sei. É um diferencial, mas um bem específico — nunca vi alguém comprar um smartphone usando como parâmetro principal a câmera frontal.

A câmera de trás, que você provavelmente usará mais, é uma comum, com 6,7 mega pixels, sem nada revolucionário ou que mereça destaque.

Lumia Denim

Interface do Lumia Camera.
Imagem: Microsoft.

Denim é o codinome da implementação do Windows Phone 8.1 Update exclusiva para Lumias. A Microsoft pega a atualização oficial e, antes de entregá-las aos consumidores, empacota alguns recursos exclusivos.

No caso da Denim, o foco é em fotografia: o rebatizado Lumia Camera deve abrir mais rapidamente, alguns smartphones conseguirão filmar em 4K (basta segurar o botão de disparo), flash dinâmico e HDR poderão ser automáticos, melhorias no algoritmo de captura de imagens foram realizadas e o Glance, que exibe notificações e relógio quando a tela está desligada, volta. Ah sim, a cereja do pudim é o comando de voz hands-free para a Cortana.

Os novos Lumias já saem com a Denim de fábrica. Os demais começam a recebê-la no último trimestre do ano.

Em tempo: a Microsoft também anunciou uma série de acessórios, a maioria com foco em recarga sem fio, por lá. Tem também uma dock sem fio para levar as imagens do smartphone para a TV. Todos eles, aqui.

Compartilhe:
  • Luis Henrique

    Boas atualizações frente a segunda geração de Lumias. O 730 então, dependendo do valor, pode ser uma ótima escolha frente a enxurrada de mid-ends do mercado. Achei os dois particularmente bonitos.

    Esse “novo” app que eles anunciaram realmente é muito bom. Uso no meu Ativ S e funciona tanto para a câmera frontal como traseira. Ele emite uma série de bips quando se usa a câmera traseira, de forma que os rostos fiquem em foco. O tratamento de imagens funciona bem também.

  • Vinícius

    O zeiss foi uma mudança da empresa no ano passado

  • Renan

    Gostei desses lançamentos. O 830 lembra o Galaxy Alpha; configurações intermediárias (mais pra top) e acabamento premium. E o 730 foi uma ótima atualização pro 720. Tomara que essa tendência de usar câmeras frontais melhores continue. Mas ainda espero um 935 com uma bateria melhor e frontal do 730.

  • Régis

    Exageros à parte, o 830 me pareceu bem interessante. Vamos aguardar os primeiros testes.

  • Paulo

    Ñ só para ótimas SELFIES,mas para vídeo chamadas com ótima qualidade tbm.