Notation, o melhor app de notas para Windows.

Apresentando o Notation, o melhor app de notas para Windows

Por
27/5/14, 8h40 6 min 53 comentários

A coisa mais legal da Internet é que ela dá vazão a todo tipo de ideia, das mais simples às mais elaboradas, passando por outras ingênuas, megalomaníacas, simplesmente ruins… Há espaço para todas e, não raro, elas se espalham e chegam a outras pessoas com visões parecidas. Quando essa conexão rola e algo concreto sai dela, é hora de celebrar. Hoje é um desses dias.

Dois anos atrás publiquei, no meu blog pessoal, um extenso texto em que descrevi como seria o app de tomar notas ideal para o Windows. Foi um trabalho descompromissado, movido pela frustração de não saber programar e, consequentemente, não conseguir transformar aquela ideia em um app de verdade. Expliquei o app nos mínimos detalhes, do funcionamento às características, sem esquecer da aparência e aspectos circunstanciais, como sincronia com a nuvem e até o tipo de licença preferencial. Era assim que eu o imaginava:

Screenshot/mock-up do app de notas descrito em 2012.
Mock-up do meu app de notas, feito pelo Felipe.

Nos dias seguintes à publicação recebi alguns e-mails de programadores que leram aquele descritivo e se interessam pela ideia. Era a conexão surgindo. Uns até fizeram mock-ups ou começaram a trabalhar em cima dela, mas nenhum projeto foi para frente com uma exceção: o do Alison Robson. No dia 23 de janeiro de 2013 recebi este e-mail:

“Cara, há algum tempo li seu post ‘Como seria o aplicativo de notas ideal para Windows?’ e fiquei bem empolgado com a ideia. Na época eu estava sem tempo pra tocar esse projeto, então resolvi favoritar o seu post e me dedicar a ele assim que pudesse. Bom, essa semana arrumei tempo e coragem para dar início ao desenvolvimento do aplicativo. O resultado é que o aplicativo está quase pronto, inclusive a sincronização em tempo real com o Simplenote, precisando apenas de alguns ajustes.

Pra mim o único grande problema está em arrumar alguns beta testers a fim de ver como o app se comporta em outras máquinas/sistemas, por isso estou entrando em contato com você, talvez você pudesse me dar uma força recrutando gente para testar o SmplNote. De qualquer forma assim que estiver usável, te enviarei uma cópia pra você me falar o que achou!”

Era perfeito. Tinha alguns bugs e conflitos de interface, mas o grosso da coisa funcionava, e muito bem. O SmplNote, mais tarde rebatizado para Notation, se tornou nesse um ano e meio de testes, compilações e discussões, o melhor app para tomar notas no Windows.

Da ideia ao lançamento público

Foto do Alison Robson.
Alison.

O Alison é um analista de sistemas de 25 anos, pai do Dudu e da Dora, e extremamente dedicado. Tivemos um ótimo entrosamento nesse período de gestação do Notation, eu servindo de beta tester e palpiteiro, ele fazendo todo o trabalho de programar, corrigir bugs e otimizar o aplicativo. Nossos ideais andaram alinhados durante todo o projeto e isso facilitou bastante as coisas.

O Notation foi, segundo o Alison, todo feito em C#. Perguntei para ele qual o segredo da velocidade (ele abre instantaneamente e é muito econômico), e calhou que se trata apenas do bom, velho e subjugado esforço: “Para mantê-lo rodando sem consumir muitos recursos usei uma arquitetura bem simples e dei preferência a funcionalidades escritas a partir do zero ao invés de usar frameworks que visam facilitar o trabalho, mas que acabam cobrando o preço em desempenho”. Como começou aos 12 anos e munido de hardware limitado, com pouca memória e processadores lentos, ele aprendeu desde cedo a aproveitar ao máximo os recursos que tem à disposição.

Durante o desenvolvimento, o trabalho se dividia em blocos de três etapas: eu ou ele identificava um bug, alteração ou sugeria um novo recurso, o Alison programava e compilava uma build e, em seguida, avaliávamos o resultado na prática. O trabalho fluiu bem e mesmo quando tivemos algumas intempéries, como quando o Simplenote ficou maluco com as minhas +40 mil notas excluídas na lixeira, ou na ocasião em que o Alison migrou totalmente o back-end de sincronia com o Simplenote, conseguimos contornar as dificuldades.

Nesse meio tempo tivemos ajuda de outros beta testers: Jacque Lafloufa, Juan Lourenço, Felipe Ventura, Marcos Jhan e Vanderlei Ventura. A vocês, muito obrigado! Agradecimentos também ao Pedro Bojikian e ao Miguel Ferreira, ambos da Microsoft, por terem nos ajudado a livrar o Notation dos alertas de segurança da Microsoft — o app é limpinho e seguro, acredite!

Apresentando o Notation

Notation.
Meu Notation.

É bom gastar umas linhas para explicar o Notation, há um ano e meio uma janela que aparece todo dia no meu notebook.

O Notation é um app para tomar notas que sincroniza com o Simplenote, um serviço da Automattic que funciona de back-end para outros vários e possui apps próprios muito bacanas para Android e iOS.

Ok, apps de notas existem aos montes, começando pelos enormes Evernote e OneNote. Por que alguém trocaria um desses pelo Notation? Existem vários fatores, mas o campeão se chama velocidade.

O Notation abre com o Windows (opcionalmente) e pode ser chamado em qualquer lugar, a qualquer momento, apertando as teclas WinKey + N. Ele consome pouquíssima memória, é extremamente rápido e confiável, e está em sincronia constante com o Simplenote, sempre mandando o que é digitado para a nuvem.

Uma das exigências das minhas diretrizes era que o app fosse totalmente controlável pelo teclado. O Notation consegue isso. Mesmo pontos delicados, como os dois tipos de busca, na nota em foco e em todas elas, foram resolvidos – nesse caso, Ctrl + F pesquisa na nota, Ctrl + Shift + F, em todas.

Ele aceita Markdown e exporta o texto em HTML. Dá para fazer backup rapidamente, e importa-lo de volta com a mesma facilidade. Com um toque na tecla Esc, ele é ocultado, mas continua ativo; para trazê-lo de volta, basta recorrer ao WinKey + N.

Experimente o Notation

Como trabalho com texto, talvez parte da minha empolgação pareça exagerada a quem não tem um perfil de uso similar. É meio difícil conter a animação, afinal é tipo um pequeno sonho realizado!

Além de usar o Notation para escrever rascunhos de posts, recorro a ele para criar listas (de mercado, de gastos, de filmes vistos etc), anotações de aulas na universidade, lembretes, listas de tarefas… para basicamente tudo que envolva reduzir ideias ou fatos a texto.

Por mais redondo que o Notation seja, e ele está, há planos de expansão. Perguntei ao Alison o que ele acha que dá para fazer futuramente e tive como resposta boas ideias: versionamento de notas e uma interface imersiva.

O Notation é gratuito, está em português do Brasil e inglês, funciona no Windows Vista SP1 e superiores, e pede no mínimo CPU de 1 GHz e 512 MB de RAM.

Compartilhe:
  • Bruno Cavalcante

    Parabéns Ghedin! É muito legal ver um cara bacana como você ter esse “pequeno” sonho realizado. Irei testar o Notation e pela proposta estou quase certo que vou curtir.

    E ficarei na torcida para que esse projeto se desenvolva e lhe renda bons frutos ;)

  • Rodrigo Gonzalez

    Muito bacana a ideia, Ghedin!
    O app realmente é muito bom, bem responsivo e rápido, principalmente. Acho que pra quem não precisa de todas as features de um Evernote, é uma ótima alternativa. Se algum dia fizerem um app parecido para Mac, ou se alguém tiver uma recomendação, estou aceitando, hahaha

    • Rodrigo, dá uma olhada no Notational Velocity (notational.net), o Notation é inspirado nele.

  • Opa, foi um prazer contribuir na etapa beta :) Agora é caminhar para o sucesso absoluto, a dominação global e a contratação do Alison pela MS haha

    • Valeu, Juan!
      Muito obrigado pela força!

  • Rogério Santos

    Sempre que preciso fazer uma anotação rápida, recorro a criação de arquivos txt. São muitos e estão harmoniosamente desorganizados na área de trabalho. De tempos em tempos ponho a casa em ordem. Pela descrição acima, suponho que o Notation me servirá como uma luva. Gedhin, parabéns pela grande ideia. Alison, parabéns por materializá-la com maestria.

    • Opa, muito obrigado, Rogério!

      Engraçado que eu tinha o mesmo habito de guardar as minhas notas em arquivos .txt pelo desktop, o Notation resolveu isso numa boa!

  • Luiz Alberto

    Eu me lembro quando o Guedin publicou esse post sobre o app de notas ideal. Que bom que a ideia chegou a sair do papel.
    Eu uso o OneNote a anos e gosto muito, tenho muita coisa guardada lá, desde meus Discursos que escrevo todos no OneNote e depois passo pro Word para formatar melhor, até tutoriais e web Clips que encontro sempre navegando.
    Mas vou testar esse Notation. Pode me servir aqui no trabalho pra anotar alguns recados e lembretes.
    O Windows Phone (plataforma que eu uso) não tem um app oficial do SimpleNote, mas tem esse Feather Note que sincroniza com ele e parece casar bem com a proposta do Notation http://www.windowsphone.com/pt-br/store/app/feather-notes/799ad122-9354-4564-9218-c882f74cc135

    • Luiz Alberto

      Instalei aqui e gostaria de testar, mas Winkey + N é exatamente o atalho do OneNote pra nova nota e por isso não causa nenhum efeito no Notation. Infelizmente não há uma opção pra mudar esse atalho no Notation.

      • Hm, não sabia desse choque. No OneNote, existe algum meio de mudar o atalho? De repente, pelo menos para experimentar, vale a pena fazer a mudança.

        • Luiz Alberto

          Vasculhei o OneNote e não encontrei uma opção de mudar os atalhos. Esses atalhos ficam na ferramenta do OneNote que inicia com o Windows por padrão e dão acesso rápido a novas anotações e recorte de tela.
          Eu não utilizo muito essa ferramenta e posso desativar a inicialização dela para que o Notation funcione corretamente, mas poderia ser um problema para quem usa. Uma opção de alterar os atalhos de teclado para que não conflita com outros softwares do usuário que os usem.

  • Saulo Benigno

    Que sensacional, parabéns por transformar sua idéia em realidade :)

  • É… tenho a mesma mania de espalhar .txt pelo desktop e me perder por eles… pela idéia interessante, pela propaganda toda, já instalei e vou testar aqui no dia a dia…

    Parabéns pela iniciativa!!!

  • Tanise

    Parece ótimo, meninos! Vou baixar agora mesmo! :D

  • Eduardo

    Que app bacana! Sou usuário do Simplenote há alguns meses (se não me engano foi justamente aqui que li pela primeira vez sobre ele), e só não vou usar o Notation porque meu computador é um Mac, então fico com o app do Simplenote mesmo (ou com o NV, ou ainda o NValt). O dia que eu migrar para um Windows, já sei qual app usar. :-)

    P.S.: Ghedin, por acaso é este o app de notas secreto que você comentou aqui?
    https://www.manualdousuario.net/equipamentos-apps-uso-2014/

  • Saulo Benigno

    Baixei aqui para testar e usar, já que sou usuário do simplenote na web enquanto estou no computador e no celular quando estou na rua.

    Alguns pontos:

    1) O instalador não deu opção nenhuma, se não fosse um programa com esse post eu nunca instalaria, vai saber se ele instalou outras coisas não informadas. E outra, em que pasta ele instalou? Eu normalmente eu organizo meus programas por pastas de categoria.

    2) Tem como ele possuir uma senha na abertura do mesmo? Assim como no celular, quando clico no aplicativo do simplenote ele pede uma senha. Claro isso opcional.

    3) Realmente, seria bom editar o atalho, Winkey + N, já vi outros aplicativos que possuem atalhos, normalmente com opção de mudar para o gosto pessoal.

    4) Alison, por favor, no site, adiciona um changelog com as mudanças em cada versão.

    5) Já estou usando, gostei muito, parabéns.

    • Fala, Saulo. Tudo tranquilo?

      1) A ideia do instalador é justamente ser o mais simples possível, então opções como seleção de pasta, licença e idioma tiveram que ser removidas do instalador, mas fica tranquilo, o Notation segue todas as recomendações de boas práticas para o instalador. Ele fica instalado em %ProgramFiles%\Notation\, e as notas ficam em %AppData%\Notation\Notes.

      2) No momento, não. Até porque acho que fica complicado você ter que digitar uma senha toda vez que quiser tomar uma nota.

      3) Eu, realmente, não tinha conhecimento de nenhum outro aplicativo que usasse essa combinação de teclas como atalho. Vou trabalhar em uma solução e publicarei o mais breve possível.

      4) Na verdade eu nem tive tempo de fazer isso, mas vou fazer sim.

      5) Muito obrigado!

      • Danilo Kleber

        Parabéns aos dois! Trabalho admirável.

        Tenho uma sugestão: a falta de opções no instalador é estranha mesmo. Deem uma olhada no instalador do Sumatra PDF. Ele é bem conciso e segue essa linha do Notation. Pode servir de inspiração =)

        • Saulo Benigno

          É muito estranha mesmo, eu tomei um susto quando cliquei o botão e ele foi logo para barra de instalação, susto mesmo.

          Sério, qualquer outro programa que fosse eu teria desinstalado e rodado um search de malware no meu computador. É estranho, levanta suspeita.

          E não, não deixar escolher a pasta de instalação ou informar pelo menos onde vai ser instalado é contra tudo em usabilidade do Windows.

          Pena

          • Saulo, a opção de escolher a pasta de instalação vai sair já na próxima build!

      • Mateus Azevedo

        Alison, acho que os pontos que o Saulo levantou devem ser levadas em consideração para uma próxima versão.

        Sobre o ponto 1, o instalador poderia dar uma opção de instalação avançada. Assim como ele, eu nem sempre instalo no local default e realmente é esquisito quando um app vai direto pro “done”.
        O local das notas também poderia ser selecionado, se adequando à organização pessoal de cada um. Como no meu caso, que mantenho dados de usuário em uma partição separada.

        Claro, a ideia do app é deixar tudo o mais clean e simples, mas opções são sempre bem vindas :D

        • Alison

          Sim, até já reconsiderei o lance de dar mais opções de instalação, na próxima build teremos novidades!

      • Midas

        Oi, Alison. Saudações de Portugal.

        Encontrei o Notation via LifeHacks e fiquei muito satisfeito com as primeiras impressões.

        Parece-me que o programa adoptou o paradigma correcto desde o início: utilidade e simplicidade — e a integração com o serviço Simplenote e as funcionalidades de Markdown são claros exemplos disso mesmo.

        Agora eu gostaria de fazer algumas sugestões relacionadas com a sua resposta ao Saulo.

        Antes, algumas notas de contexto: sou colaborador habitual dum site de freeware “portátil”, aplicações que podem ser carregadas em drives USB e não requerem instalação (v. Portablefreeware.com), onde constam já outros programas deste género, que têm até uma categoria dedicada.

        Veja, especialmente, o ResophNotes ou CintaNotes, além da categoria correspondente (“Productivity – PIMs”), que apresenta 22 entradas no momento.

        Para compreender melhor o “portátil” acima referido, só possoe recomendar a leitura das FAQ (em inglês, sorry…, no cabeçalho do sítio), especialmente a de «What do you have against program installers?» e «What makes an application “stealth”?».

        Ficam agora as minhas sugestões:
        1. Conceda ao utilizador do Notation a possibilidade de guardar ficheiros de configurações e de notas na pasta (ou subpasta) da aplicação, facilitando assim a sua “portabilidade”;
        2. Conceda ao utilizador a possibilidade de configurar (nem que seja manualmente através da edição dum ficheiro de texto) os seus atalhos de teclado, por forma a permitir a resolução de conflitos;
        3. A possibilidade de captura do texto seleccionado na criação duma nova nota (p.ex., à lá CintaNotes) seria a maior adição imediata, em termos de funcionalidade do Notation;
        4. Uma forma básica de marcação da sintaxe do Markdown (“syntax highlighter”) talvez não caiba inteiramente no espírito original, mas poderia ser uma grande ajuda na edição para o utilizador novato;
        5. Embora não esteja directamente relacionada com a natureza do Notation, a redução do nível da versão requerida do framework DotNET seria muito bem vinda, em especial no 3.º mundo — eu ainda sou utilizador do Windows XP… ;)

        Estas são só as minhas ideias mais imediatas. Se forem bem acolhidas, terei o maior gosto em propôr mais. O objectivo dessas sugestões é só melhorar um programa que à partida já é óptimo.

        Agradecimentos e renovadas saudações,

        • Saulo Benigno

          Adorei as sugestões. Muito boas mesmo.

          Gostaria de usar o Notation, mas fiquei no ResophNotes, ele atende o que preciso, tem tudo que falei. Pena que não é atualizado tem um bom tempo.

        • Alison

          Opa Midas, tudo bem?

          Vamos as sugestões:

          1) Posso disponibilizar essa opção sim, mas acho que um programa que, como o Notation, dependa de um framework instalado na máquina pra rodar nunca vai ser verdadeiramente “portátil”. Mas podemos discutir sobre isso.

          2) As teclas de atalho globais já têm a opção de personalização em Editar > Configurações…, acho que estas são as únicas com conflitam com outros programas, então podemos marcar essa como atendida né? (;

          3) Taí uma boa ideia! Vou implementá-la assim que sobrar um tempinho!

          4) Outra boa adição ao Notation, mas no momento, existem outras implementação de mais “urgência” neste campo, como por exemplo detecção de links, Spell Checking, [WikiLinks]. Então essa fica registrada para a próxima versão!

          5) Prometo que vou tentar, Midas! Dá pra mudar a versão do framework do Notation numa boa, mas temo por algumas *.dll’s que o Notation usa; De qualquer forma te manterei informado sobre isso!

          Muito obrigado pelo feedback, Midas. Achei suas sugestões muito boas, o Notation só tem a ganhar com elas!

          Se você tiver interesse em fazer parte do nosso time de beta testers, me manda um email: alisonrobson@gmail.com.

  • Guterres

    Adorei o aplicativo, consigo usar em casa sem problemas mas, na empresa onde trabalho o proxy bloqueia o sincronismo, o que acho que pode ser facilmente corrigido em uma versão futura, incluindo nas configurações a opção de uso de proxy e suas configurações (endereço do servidor, porta, usuário e senha).

    • Alison

      Já estou trabalhando nisso, Guterres. Em breve teremos novidades!

  • Pedro

    Pessoal, ainda não testei o aplicativo, mas parece realmente rápido e estável. Parabéns!

    Mesmo sendo um app desktop, porque não cadastram ele na loja do Windows?

  • Pingback: Notation é um aplicativo simples de notas para Windows desenvolvido no Brasil | Tech News()

  • Pingback: Conheça o Notation: a melhor alternativa ao Notational Velocity no Windows - itouchbrasil()

  • Hoje no trabalho, por questões de praticidade tenho um atalho na barra de tarefas com o bloco de notas. A qualquer momento que eu precise tomar uma nota, eu simplesmente o abro e anoto… quando abro uma vez ele fica boa parte do dia aberto para anotações pontuais.
    No final do dia eu salvo ele com a data do dia e coloco numa pasta no desktop intitulada de “Notas”.

    Esse app simplesmente transforma todo o meu trabalho num mar de praticidade!
    Um arquivo, várias notas, listadas por data. PERFEITO!

    :)

    Só espero conseguir usar no pc do trabalho… do contrário vou ter que chavecar o pessoal da informática para liberar o uso. Se mesmo assim não virar, vou ter que entrar no modo ninja e instalá-lo, pois sem esse aplicativo eu não fico!

    • Saulo Benigno

      Talvez tenha problema na instalação por necessidade de modo administrador não?

      Seria legal uma versão mobile onde baixasse em zip e as notas gravassem dentro da pasta do programa mesmo nesta versão.

      O programa Everything (de buscas, que eu uso) tem versão de instalação (onde mostra passo a passo) e versão mobile.

  • Em tempo…, penso que uma versão “portável”, sem instalação, é uma boa alternativa também. E lista junto as opções no menu os atalhos das teclas.
    Fica a dica.

  • vonsg32@dispostable.com

    Da uma olhada no ResophNotes, pode ajudar com mais recursos.

    Seria visualmente mais agradável, ao menos para mim, uma organização como o Notepad++. Onde a primeira linha fica sem margem e, caso precise quebrar, elas ganham tabulação. Como sou escritor e preciso de grande blocos de informação, fica um pouco mais fácil reconhecer onde começa e termina.

    O atalho N não funciona aqui. Não posso informar se por motivos de conflito. Uma dica de atalho é movimentar entre notas usando o teclado. Recurso muito útil e presente no ResophNotes.

    Muito bom o trabalho. Parabéns.

  • Kiko Nascimento

    O plugin do +1 do Google+ está com defeito Rodrigo.

    • Certeza, Kiko? Acabei de testar, em dois posts diferentes, e ele funcionou.

      Se puder testar novamente e, caso o problema persista, fornecer mais detalhes, agradeceria. Mande no meu e-mail: ghedin@gmail.com

    • Saulo Benigno

      Pior que eu não conhecia o ResophNotes, que legal.

      Eu não sabia que existiam programas assim no windows com opção de sync com o Simplenote. Legal mesmo.

      Valeu a dica Kiko.

      Pior que o ResophNotes tem um monte de opções a mais que o Notation, agora vi que é um bom concorrente. Leve, versão portable, vários atalhos com teclado, suporte a tags do simplonote (senti falta disso no notation), proxy, changelog no site ;) e uma coisa sensacional, você apaga uma nota nele e ele não apaga no simplenote, apaga somente no programa, que ideia sensacional. Li tudo isso no site.

      Complicou agora Rodrigo, vou testar esse ResophNotes também :o

  • Bruno

    Legal!!
    Mas o Winkey + N conflita com o OneNote :(

  • Renato

    Tirando o conflito de atalho com o do OneNote, o programa tá muito bom. Só sugeriria talvez a opção de alterar a fonte do texto.

    Parabéns aos dois pelo programa!

  • Pingback: Notation é um aplicativo simples de notas para Windows desenvolvido no Brasil | Google Mais Brasil()

  • Bruno

    Que legal Rodrigo e Alison! Parabéns pelo desenvolvimento do projeto. Sempre o bloco de notas mesmo para anotações, mas claro que ele é bem limitado. Vou testá-lo.

    Novamente, parabéns!!!

    Abraço.

  • Fernando Pohl

    Adeus txt’s espalhados pela área de trabalho. :D Parabéns aos dois pela iniciativa. Instalei e já estou usando. Aparentemente sem problemas.

  • Guilherme

    Algum plano de liberar o código-fonte?

  • lucas

    Hi, great application, but is it going to be developed further? It lacks some essential features like multi-word search, hotkey customization + it handles some foreign (polish) characters poorly (ń, ł). Ability to store notes in plain .txt would also be nice. Regards, L

    • Alisovsky

      Hi, Lucas!

      In the next weeks I will release a new version with a lot of new features, including horizontal mode, notes in txt files, increased support to foreign characters and more.

  • Hans_Moleman_31

    Tenho várias anotações em txt no dropbox, quando o Notation conseguir trabalhar com esses arquivos passo a usá-lo rotineiramente. Abraços.

    • Alisovsky

      Daqui a duas ou três semanas publicarei uma nova build com várias novidades, entre elas a possibilidade de trabalhar direto com arquivos .txt!

  • Guest

    Como faço para sincronizar com o Simplenote?

    • Entre no menu Editar, depois clique em Configurações… Na tela que abre, clique na aba Simplenote e informe seu login e senha.

  • Isaias Freitas

    Pra pc neh?

    • PC = Windows? Se for isso, sim, só para Windows.

      • Isaias Freitas

        Sim. Windows