• Carregando...
Outdoor de Cameron diz que Miliband levaria ‘caos’ ao Reino Unido. | Peter Nicholls / Reuters
Outdoor de Cameron diz que Miliband levaria ‘caos’ ao Reino Unido.| Foto: Peter Nicholls / Reuters

Líder do Partido Trabalhista desde 2010, Ed Miliband tem credenciais para tirar o primeiro-ministro David Cameron do poder:  carrega diplomas das mais prestigiadas instituições britânicas, como a Universidade de Oxford e a London School of Economics (LSE), e é filho de um judeu polonês que escapou do Holocausto.

Apesar de empatado nas pesquisas com Cameron, o político de centro-esquerda passou os últimos cinco anos tentando provar que não é fraco e indeciso. Pesquisa do instituto YouGov divulgada há duas semanas, no entanto, mostra que 54% dos britânicos consideram “ruim” o seu desempenho como líder da oposição; só 36% o avaliam como “bom”.

Miliband tem ainda de lidar com sátiras da mídia por causa de sua voz anasalada e da aparência muitas vezes estereotipada (uma foto em que come, com dificuldade, um sanduíche de bacon ‘viralizou’ na internet).

Cria do ex-premiê Gordon Brown (2007-10), de quem foi ministro de Energia, Miliband simboliza o racha na legenda após a era Tony Blair (1997-2010). Seu irmão, David, foi chanceler de Blair e era a sua aposta para chegar ao poder.

O desgaste de Blair, sobretudo por causa da invasão do Iraque, fortaleceu Ed e seu grupo, que buscam levar o partido a uma tendência mais à esquerda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]