• Carregando...
Comando das Nações Unidas no Ministério da Defesa de Seul mostra, à imprensa, imagens de perseguição a soldado norte-coreano desertor  | JUNG YEON-JE/
AFP
Comando das Nações Unidas no Ministério da Defesa de Seul mostra, à imprensa, imagens de perseguição a soldado norte-coreano desertor | Foto: JUNG YEON-JE/ AFP

Foram divulgadas nesta quarta-feira (22) imagens da perseguição a um soldado norte-coreano que desertou para a Coreia do Sul na semana passada. Na sequência, o soldado é visto dirigindo um Jeep ao longo de uma estrada na Coreia do Norte, antes de entrar na zona desmilitarizada (DMZ) que faz fronteira com a Coreia do Sul. O veículo ficou preso em uma vala e o soldado saltou e começou a correr para o sul. Quatro soldados da Coreia do Norte, no entanto, são vistos correndo na direção dele e atirando.

Com a divulgação do vídeo,  o Comando da Organização das Nações Unidas (ONU) constatou que a Coreia do Norte violou o armistício que encerrou a Guerra da Coreia na década de 1950. Isso porque os guardas de fronteira ultrapassaram brevemente a linha que divide as duas Coreias e efetuaram disparos. A investigação foi liderada pelos Estados Unidos.

Chad Carroll, porta-voz do Comando da ONU, informou que o órgão notificou a Coreia do Norte da violação e solicitou uma reunião para discutir o incidente. A revelação veio nove dias após a dramática deserção do soldado na Área de Segurança Conjunta.

O soldado norte-coreano levou pelo menos cinco tiros. Ele foi resgatado por três soldados sul-coreanos e levado de helicóptero para oo hospital da Universidade Ajou, em Suwon, cidade ao sul de Seul.

Acredita-se que o paciente tenha cerca de 20 anos. O nome dele não foi revelado.

Vermes

Segundo o cirurgião Lee Cook-jong, o militar resgatado segue consciente e respirando sozinho, mas ainda na unidade de terapia intensiva (UTI). O soldado tem ferimentos de bala no ombro e no cotovelo, bem como lesões graves no abdômen. Ele também sofreu uma infecção severa devido a vermes encontrados em seu organismo e que estariam contaminado as feridas dele.

Parasitas, incluindo um com 27 centímetros de comprimento, foram encontrados no trato digestivo do paciente durante a cirurgia. Ele também apresentou hepatite B e problemas no sangue, que podem ser resultado da contaminação de sua cavidade abdominal com fezes e vermes após o tiroteio. 

O soldado mostra sinais de depressão e distúrbio de estresse pós-traumático e não está em condições de ser interrogado, afirmou Lee. “Eu só vi algo assim em livros”, disse ele à Reuters.

Os médicos acreditam que os vermes tenham sido contraídos pelo paciente a partir da alimentação com vegetais fertilizados com fezes humanas, uma prática comum no país.

De acordo com o professor da Faculdade de Medicina da Universidade Nacional de Seul, especialistas em parasitas, Choi Min-Ho, o estado do paciente reflete as condições enfrentadas pelos norte-coreanos em relação à nutrição e higiene. “Ainda que não tenhamos dados sólidos mostrando as condições de saúde da Coreia do Norte, especialistas médicos assumem que os problemas de infecção de vermes e sérias questões de saúde têm predominado no país", disse. 

Fugas

A Coreia do Norte não se pronunciou sobre o incidente até o momento. Em outras ocasiões, eles acusaram a Coreia do Sul de sequestro ou de incitar norte-coreanos a desertar.  

Cerca de 30 mil norte-coreanos fugiram para a Coreia do Sul, a maioria via China, desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953).

Com informações da Dow Jones Newswires e do The Washington Post.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]