• Carregando...
 | BECK DIEFENBACH/REUTERS
| Foto: BECK DIEFENBACH/REUTERS

Animada em seu último dia de visita aos Estados Unidos, a presidente Dilma Rousseff deu uma volta de cerca de 20 minutos no carro autônomo do Google, na sede da empresa em Mountain View, no Vale do Silício, no Estado da Califórnia.

“Acabei de descer do futuro”, disse a jornalistas após o fim do passeio, nesta quarta-feira (1º). “É um nível de desenvolvimento que eu não imaginei que houvesse.”

O carro testado pela presidente era um modelo Lexus, mais antigo que o pequeno veículo de design arredondado que começou a ser testado pelo Google nas ruas de Mountain View na semana passada.

‘Confio totalmente nela’, diz Obama sobre Dilma Rousseff

Apoio declarado do presidente norte-americano à política brasileira ajuda a por fim a mal-estar causado por escândalos de espionagem

Leia a matéria completa

Antes de entrar no carro, acompanhada da filha Paula, Dilma conversou com engenheiros da companhia sobre a tecnologia e afirmou que o carro era “absolutamente fantástico.”

Ao ouvir do presidente executivo do Google, Eric Schmidt, que se houvesse qualquer problema, “os humanos conseguiriam parar” o carro, a presidente emendou “Vambora!”

Na volta do passeio, avaliou: “Você tem a impressão de que vai ser uma coisa insegura, mas não é.”

A presidente afirmou ainda que, ao ver os carros autônomos, pensou em como eles podem mudar o transporte público mundial. Ao ser questionada por uma repórter sobre o “presente”, Dilma afirmou: “Eu ainda estou no futuro, não faça isso comigo.”

Visita inédita

Foi a primeira vez que um presidente brasileiro visitou a sede da companhia. Dilma foi recebida por um telão que mostrava a bandeira do Brasil tremulando no logo do Google.

Na reunião, ouviu de Schmidt que o Google vai dobrar seu Centro de Engenharia no país, em Belo Horizonte (MG), em novembro.

Inaugurado em 2005, o centro -- o único do Google na América Latina -- já atraiu investimentos de US$ 200 milhões. O número de engenheiros trabalhando no local deve passar de cem para 200 até o final do ano.

Dilma chegou por volta das 10h30 locais (14h30 de Brasília) na sede da empresa, acompanhada dos ministros do Planejamento, Nelson Barbosa, Armando Monteiro (Desenvolvimento) e Jacques Wagner (Defesa).

Também integravam a comitiva Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia) e Renato Janine Ribeiro (Educação).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]