• Carregando...
 | PETER KNEFFEL/AFP
| Foto: PETER KNEFFEL/AFP

Um acidente com dois trens regionais na Bavária, no sul da Alemanha, deixou pelo menos dez mortos na manhã desta terça-feira (9), segundo a polícia alemã.

O acidente ocorreu perto da cidade de Bad Aibling (60 km ao sul de Munique), quando os trens percorriam o trecho entre Rosenheim e Holzkirchen. Cerca de 80 pessoas ficaram feridas –18 delas em situação crítica. Até a tarde de terça, um passageiro ainda estava desaparecido.

O porta-voz da Polícia Federal na Bavária Stefan Brandl disse à “Associated Press” que o acidente ocorreu antes das 7h (4h em Brasília) em uma “região inacessível” – numa estreita faixa entre o rio Mangfall e um denso trecho de floresta –, o que dificulta o trabalho das equipes de resgate.

Os feridos estão sendo carregados por helicópteros de resgate, que os levam até a outra margem do rio, onde as ambulâncias conseguem chegar.

A empresa que opera os dois trens que colidiram, a Bayerische Oberlandbahn, disse em seu site que ambos os trens da chamada linha Meridian descarrilaram e se chocaram de frente. A nota, contudo, não menciona a razão para o descarrilamento.

O trecho é muito usado por pessoas que vão diariamente a Munique para trabalhar. Estudantes também costumam usar bastante essa linha, mas agora é período de férias escolares.

Explicação

Segundo o ministro dos Transportes alemão, Alexander Dobrint, como há uma curva no lugar da colisão, é bastante provável que os maquinistas não viram o outro trem e, portanto, não tenham sequer freado antes de bater.

“O lugar é numa curva, então acreditamos que os maquinistas não tiveram contato visual e os trens bateram sem frear”, disse. A velocidade média dos trens naquele trecho é de 100 km/h.

Dobrint afirmou que os trilhos possuem um sistema de segurança desenvolvido para parar automaticamente os trens se um deles, por exemplo, ultrapassar o sinal vermelho, e que não sabe por que eles não funcionaram.

A expectativa é que as gravações das caixas pretas ajudem na investigação.

A chanceler alemã, Angela Merkel, prestou solidariedade à vítimas e disse confiar nas investigações sobre as causas do acidente.

“Confio que as autoridades competentes tudo o que estiver ao alcance para esclarecer como ocorreu esse acidente”, disse, em nota.

A empresa francesa Transdev, dona da Meridian, que opera aquela ferrovia, afirmou, em comunicado, que sua diretoria e funcionários estão chocados com o “acidente excepcionalmente grave”. O diretor-executivo do grupo, Jean-Marc Janaillac, esteve no local da colisão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]