• Carregando...
Sírios removem destroços na região de Aleppo | George Ourfalian/AFP
Sírios removem destroços na região de Aleppo| Foto: George Ourfalian/AFP

Turquia e Rússia alcançaram um acordo para um plano de cessar-fogo em todo o território da Síria, que deve entrar em vigor à meia-noite, informou a agência turca Anadolu. O plano tem como objetivo estender ao território sírio o cessar-fogo instaurado há duas semanas em Aleppo, após negociações apoiadas por Moscou e Ancara, que permitiu a retirada de milhares de combatentes e civis dos bairros rebeldes da segunda maior cidade da Síria.

Turquia e Rússia estão trabalhando para que o plano entre em vigor nesta quarta-feira à meia-noite, ressaltou a Anadolu, sem revelar mais detalhes. Mas, o acordo, que ainda não foi confirmado oficialmente por fontes turcas ou russas, exclui os “grupos terroristas”.

Como ajudar Aleppo: 9 maneiras de apoiar as vítimas da guerra da Síria (e um vídeo emocionante)

Leia a matéria completa

O plano russo-turco ainda não foi apresentado aos grupos armados da oposição e, portanto, ainda não há acordo, afirmou em Beirute à AFP uma fonte ligada aos rebeldes que pediu anonimato.

Em caso de sucesso, o acordo servirá de base para as negociações políticas entre o regime sírio e a oposição, que Moscou e Ancara desejam organizar em Astana, capital do Cazaquistão.

A Anadolu também não informa onde e como o plano foi negociado, mas nas últimas semanas aconteceram reuniões entre Turquia, Rússia e representantes da oposição síria em Ancara.

Um novo encontro entre representantes russos, turcos e da oposição síria armada acontecerá na quinta-feira (29) em Ancara, informou o canal Al-Jazeera.

Apoio

Rússia e Turquia têm grande participação no conflito sírio, com apoio a forças adversas.

Ancara apoia a oposição e pede a saída do poder do presidente sírio Bashar al-Assad, que conta com o respaldo veemente de Moscou, assim como do governo do Irã.

Mas nos últimos meses, depois de superar a crise provocada pela derrubada de um caça russo pela Força Aérea da Turquia no fim de 2015, os dois países iniciaram uma cooperação estreita na Síria.

A Turquia permaneceu em silêncio durante a ofensiva das tropas sírias, apoiadas pela aviação russa, contra o reduto rebelde no leste de Aleppo, que permitiu ao regime conquistar a totalidade da segunda maior cidade do país.

Negociações

Até o momento não foi estabelecida uma data para a reunião de Astana, mas a porta-voz do ministério russo das Relações Exteriores, Maria Zakharova, disse que o encontro ainda está sendo negociado e, de todos os modos, não substitui as negociações de Genebra, previstas para o início de fevereiro.

Os acordos precedentes de cessar-fogo na Síria, negociados por Rússia e Estados Unidos, não foram consolidados.

Até o momento não há informações sobre se o acordo envolve o grupo Fateh al-Sham (ex-Frente Al-Nusra, braço da Al-Qaeda na Síria).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]