• Carregando...
Xi Jinping em seu discurso na abertura da COP 21, conferência climática realizada na França | STEPHANE MAHE/REUTERS
Xi Jinping em seu discurso na abertura da COP 21, conferência climática realizada na França| Foto: STEPHANE MAHE/REUTERS

O presidente chinês, Xi Jinping, disse nesta segunda (30) que um acordo climático global precisa levar em conta as diferenças entre economias estabelecidas e em desenvolvimento, bem como incluir mecanismos de ajuda aos países mais pobres para o combate ao aquecimento.

Conheça as 7 expressões que serão usadas no encontro da COP 21

A 21.ª Conferência das Partes da Convenção do Clima começa na segunda-feira (30), em Paris, e vai até o dia 11 de dezembro

Leia a matéria completa

A China, maior emissora de gases do efeito estufa no mundo, sempre insistiu que nações desenvolvidas deveriam ter maior responsabilidade pelo aquecimento do planeta, e as economias emergentes precisavam de liberdade para desenvolvimento.

“É importante respeitar as diferenças entre países, especialmente entre os países em desenvolvimento”, disse Xi durante a cúpula da ONU em Paris sobre o clima, a COP 21.

“Combater a mudança climática não deve negar as necessidades legítimas dos países em desenvolvimento de reduzir a pobreza e melhorar o padrão de vida”, afirmou o líder chinês.

Xi participou de um encontro bilateral com o presidente dos EUA, Barack Obama, antes da abertura da conferência.

A questão da divisão de responsabilidades entre os países pobres e os desenvolvidos -- estes últimos, que usaram combustíveis fósseis para construir sua riqueza -- é um dos pontos-chave da cúpula.

O Protocolo de Kyoto, último acordo climático estabelecido, assinado em 1997, impunha cortes de emissões somente às nações mais ricas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]