• Carregando...
Uma pessoa próxima ao Facebook comentou que a investigação da agência não parece ser algo formal | JUSTIN TALLISAFP
Uma pessoa próxima ao Facebook comentou que a investigação da agência não parece ser algo formal| Foto: JUSTIN TALLISAFP

A Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês), agência ligada ao governo dos Estados Unidos, abriu uma investigação contra o Facebook por uso de dados pessoais de usuários da rede social pela Cambridge Analytica, empresa vinculada à campanha do presidente Donald Trump, disse uma pessoa familiarizada com o assunto.

A FTC está analisando se o Facebook violou os termos de um decreto de consentimento após revelar que dados de até 50 milhões de usuários foram transferidos para a Cambridge, afirmou a fonte. No entanto, uma pessoa próxima ao Facebook comentou que a investigação da agência não parece ser algo formal e a empresa espera receber uma carta com questionamentos por parte da FTC.

"Nós permanecemos firmemente empenhados em proteger a informação das pessoas", disse o vice-chefe de proteção de privacidade do Facebook, em um comunicado. "Agradecemos a oportunidade de responder a perguntas que a FTC possa ter."

Até agora, a investigação da FTC é a ameaça política e legal mais substancial ao Facebook, que lida com as consequências das controversas táticas da Cambridge Analytica para influenciar as eleições em vários países. Dependendo das conclusões da investigação, a rede social pode receber uma grande multa do governo americano.

O que está em jogo para a empresa - e é a base da investigação da FTC - é um acordo firmado entre Facebook e a agência em novembro de 2011, o qual encerrou uma investigação de que o Facebook teria enganado os usuários sobre suas políticas de privacidade. 

Entre outros requisitos,  tal acordo exigia que o Facebook notificasse os usuários e obtivesse sua permissão antes que os dados sobre eles fossem compartilhados além das configurações de privacidade já estabelecidas.  

Recentemente, porém, ex-funcionários da FTC disseram que o envolvimento do Facebook com a Cambridge Analytica pode ter violado o acordo legal da empresa com a agência federal de fiscalização.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]