• Carregando...
Simulação da população mundial em 2012: cada ponto amarelo corresponde a 1 milhão de habitantes. | Imagem: 
worldpopulationhistory.org
Simulação da população mundial em 2012: cada ponto amarelo corresponde a 1 milhão de habitantes.| Foto: Imagem: worldpopulationhistory.org

Vídeo do site worldpopulationhistory.org/ mostra, por meio de uma animação, o crescimento populacional no planeta desde o século 1 até os tempos atuais e ainda faz uma projeção até 2050 – quando a Terra deve ter 9 bilhões de habitantes. A animação usa um mapa do mundo indicando por pontos amarelos locais em que a marca de 1 milhão de pessoas foi atingida.

Chama a atenção o crescimento vertiginoso após a Revolução Industrial e, sobretudo, depois do desenvolvimento da medicina moderna. Outro ponto de destaque é que o Brasil foi um grande vazio populacional até por volta de 1800. E que a Amazônia era até, pouco antes do início da colonização portuguesa, a região brasileira com maior concentração populacional – hoje é a que menos povoada.

O vídeo mostra ainda que a China e Índia – os dois países mais populosos atualmente – já concentravam muita gente no século 1. E que houve períodos de declínio populacional, como na Europa da Idade Média durante a pesta negra.

A animação tem por objetivo alertar as pessoas para a superpopulação mundial e os problemas que isso causa para o meio ambiente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]