• Carregando...
Usando com máscara de “V” de Vingança, homem fala em vídeo da Anonymous | Divulgação
Usando com máscara de “V” de Vingança, homem fala em vídeo da Anonymous| Foto: Divulgação

As manchetes são emocionantes. Pode-se dizer que são belos caça-cliques. 

"ANONYMOUS DIZ QUE A NASA TEM EVIDÊNCIA DE VIDA EXTRATERRESTRE. SERÁ MESMO? " - Newsweek

"O maior grupo de hackers do mundo pensa que a NASA está prestes a anunciar a vida alienígena." - The Independent

É junho de 2017 - ainda estamos nos primeiros anos em um século cheio de promessas científicas e revoluções da informação.

Talvez você conheça Anonymous como um bando de hackers muito inteligentes, e também divulgadores de conteúdo que as elites querem esconder isso do público.

O quê, você se pergunta, o Anonymous descobriu sobre os aliens que a NASA ainda não quer revelar? Então clica aqui. 

E o que você ganha se ficar vendo os vídeos para o YouTube que eles fazem? É somente um vídeo de um homem em uma máscara Guy Fawkes, a mesma do filme “V de Vingança”, que se apresenta por "Anonymous Global", lendo as antigas citações dos porta-vozes da NASA em uma assustadora voz robotizada.

Sobre o vídeo

O homem da máscara anarquista cita uma declaração do diretor de ciência da NASA em uma audiência no Congresso em abril, totalmente público: "Estamos à beira de fazer uma das descobertas mais profundas e sem precedentes na história".

Essa citação - retirada do contexto e alinhado com a teoria da conspiração selvagem do Anonymous Global - se tornou a base para milhões de visualizações e inúmeros artigos de notícias, forçando o diretor de ciência em questão e os funcionários da NASA a negar explicitamente as afirmações de um vídeo do YouTube produzido com sucesso esta semana .

"Não há um anúncio oficial sobre a vida extraterrestre", disse um porta-voz da NASA para o jornal Washington Post, no caso de você ainda estar em dúvida.

O vídeo da Anonymous não mostra a declaração oficial de Thomas Zurbuchen, no qual o diretor falou sobre recentes descobertas de planetas em torno de solos distantes e produtos químicos orgânicos na lua de Saturno, mas afirmou que "ainda não encontramos sinais de vida definitivos".

Mais pra frente, em seu vídeo de 12 minutos, entre anúncios monetizados, o Anonymous Global para de ler as citações e apenas fica ali em frente a imagens aleatórias de UFO, falando sobre um "protocolo alienígena".

"Bom, isso foi um monte de nada", disse um usuário nos comentários do vídeo.

Comentários

Para não mencionar todas as pessoas que clicaram em uma das muitas manchetes que jogaram junto com a isca do YouTuber. 

"Anonymous diz que a NASA ‘está à beira’ de anunciar a existência de vida extraterrestre", escreve o jornal Independent , citando "uma conta do YouTube afiliada ao grupo de hackers".

Nesse caso, o youtuber foi mais preciso do que a notícia. "Anonymous NÃO é um grupo ou uma organização", ele observa, corretamente, em um aviso no seu canal.

Anonymous

Como o New Yorker escreveu uma vez , Anonymous não é uma organização de hackers ou qualquer outra coisa, mas sim "uma subcultura de mudança de ideias" de usuários da internet antigovernistas.

É um lugar de acesso aberto, e qualquer um pode dedicar fidelidade a ela.

No caso do “Anonymous Global”, sua história no YouTube revela que ele começou fazendo vídeos sobre o simulador de voo X-Plane, até um ano atrás, quando abraçou completamente a marca Anonymous.

Pensando em  seu vídeo viral alienígena da semana passada: "Anonymous 10 The Greatest Conspiracy Theories" e "Anonymous Some Thoughts on Christmas 2016."

"Os homens estão prestes a descobrir a vida alienígena, acredita a NASA - de acordo com o último vídeo do grupo ativista de hackers anônimo", destaca o jornal The Sun.

E não são apenas os jornais britânicos - que, antes de relatar sem parar o vídeo dos estrangeiros anônimos, foram vistos credenciando o movimento "Respiratoriano", formado por pessoas que afirmam não precisar de comida.

Repercussão na imprensa internacional

A revista Newsweek pegou a história, também, com um título de questionando: "ANONYMOUS DIZ QUE A NASA TEM EVIDÊNCIA DE VIDA EXTERIOR. SERÁ VERDADE?"

Você precisa ler mais de 200 palavras na matéria para descobrir a resposta: Não, não é verdade.

Mesmo a agência Sputnik News, que é um site administrado pelo governo russo e foi nomeado com o nome do satélite que simboliza sua rivalidade espacial com a NASA, trabalhou com a hipótese de que cientistas do governo dos EUA poderiam ter chegado a frente de seus rivais russos para à maior descoberta da história.

Uma vez que você clica, os russos rapidamente disparam essas bobagens.

"Sobre qualquer pessoa com um conhecimento rudimentar da  dark web pode agarrar-se alguns minutos no centro das atenções online" liberando "um" anúncio "e creditando a história como sendo do Anonymous”, escreve o Sputnik.

"Enquanto estamos entusiasmados com as últimas descobertas do observatório espacial Kepler da NASA, não há nenhum anúncio pendente sobre a vida extraterrestre", disse um porta-voz da agência para o jornal New York Post na segunda-feira (26).

"Durante anos, a NASA manifestou interesse em procurar sinais de vida fora da Terra. Temos uma série de missões científicas que estão avançando com o objetivo de buscar sinais de vida passadas e presente em Marte e mundos irrigados de água no sistema solar externo. Embora ainda não possamos responder, continuaremos trabalhando para esclarecer a questão fundamental: "Estamos sozinhos no mundo?"

Então, ok. Por enquanto, a única vida inteligente confirmada no universo é humana - mais inteligente algumas semanas do que outras.

Traduzido por: Guilherme Dias
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]