• Carregando...
Venezuelanos fazem fila em centro de votação, durantee as eleições para governador | GEORGE CASTELLANOS/
AFP
Venezuelanos fazem fila em centro de votação, durantee as eleições para governador| Foto: GEORGE CASTELLANOS/ AFP

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela informou na noite deste domingo (15) que candidatos ligados ao presidente Nicolás Maduro venceram as eleições para o governo em 17 dos 23 estados do país. Nestes locais, a contagem dos votos já apresentavam um cenário irreversível - o resultado estava pendente apenas em Bolívar. Atualmente, oposicionistas governam apenas três estados venezuelanos - Lara, Miranda e Amazonas.

Leia também: Venezuela escolhe governadores sob o jugo da ditadura e vantagem da oposição

Líderes da oposição contestaram os resultados e levantaram suspeitas de fraudes durante a eleição e na contagem dos votos. Eles não reconheceram os resultados e afirmaram que vão pedir uma auditoria do processo eleitoral. 

O opositor Henrique Capriles chegou a relatar que 11 mil venezuelanos que deveriam votar em um determinado centro em Miranda foram enviados para um local diferente, sem capacidade para receber um número tão grande de eleitores. 

Transferência

O Conselho Eleitoral mudou a localização de mais de 200 centros de votação, alegando questões de segurança. Alguns dos novos locais de votação exigiam que os eleitores caminhassem distâncias consideráveis, às vezes em áreas perigosas. Líderes da oposição disseram também que centros de votação em áreas dominadas pela oposição abriram mais tarde. 

Pesquisas de boca de urna indicavam que candidatos de oposição ao regime chavista venceriam na maioria dos 23 estados, feito que seria conquistado pela primeira vez desde que Hugo Chávez (1954-2013) assumiu a presidência do país, em 1999.

Problemas pontuais

O chefe do Conselho Eleitoral Nacional da Venezuela, Tibisay Lucena, disse que houve poucos relatos de irregularidades nas eleições para governador, apesar de várias queixas de líderes da oposição. Segundo Lucena, os centros de votação abriram em tempo recorde e problemas com eletricidade e urnas eletrônicas foram pontuais. 

Em vídeo divulgado antes da votação, o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, pediu que os venezuelanos votassem nas eleições para mostrar que o país tem uma "democracia vigorosa". 

Com informações da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]