• Carregando...
 | Nasa/Divulgação
| Foto: Nasa/Divulgação

Desde o dia 1º de outubro de 2014, o observatório espacial Solar Terrestrial Relations Observatories, conhecido como STEREO-B, vagava incomunicável, do outro lado do Sol. Mas nesta segunda-feira (22), após quase dois anos de tentativas infrutíferas, a espaçonave criada para observar o Sol e sua influência sobre o nosso sistema planetário voltou a receber sinais de rádio emitidos pela equipe da Agência Espacial Americana, a Nasa.

A missão STEREO, que conta com outro observatório, batizado como STEREO-A, foi lançada em outubro de 2006, originalmente para funcionar pelo período de dois anos, mas como muitas espaçonaves da Nasa, teve sua vida útil estendida. Os dois observatórios orbitam o Sol como a Terra, mas do lado oposto ao nosso planeta, a cerca de 300 milhões de quilômetros de distância. Desta forma, eles permitem aos cientistas observarem de forma constante toda a superfície solar.

Astronautas dos EUA “passeiam” no espaço para instalar novo atracadouro

Leia a matéria completa

A interrupção das comunicações ocorreu por causa da interferência provocada pelo Sol. Dan Ossing, gerente de operações da missão, explicou que a maioria das missões no espaço profundo tem que lidar com as ondas vindas da estrela, mas apenas por um ou dois dias. Como a STEREO-B está no lado oposto ao nosso planeta, a interferência pode durar meses.

“O Sol emite fortes ondas em praticamente todos os comprimentos, sendo a maior fonte de ruídos nos céus”, disse Ossing.

E num desses longos períodos de interferência, a espaçonave foi forçada a se reiniciar, mas as comunicações foram perdidas. Pelos últimos dados recebidos, os pesquisadores foram capazes de estimar onde ela estava e o que teria acontecido.

“A telemetria mostrou que a Unidade de Medição de Inércia, que diz se a espaçonave está girando e a que velocidade, falhou de forma inesperada”, disse Ossing. “Ela estava alimentando informações incorretas ao computador de controle”.

Os cientistas acreditam que esses dados errados fizeram com que o computador central traçasse uma rota que fez com que a STEREO-B começasse a girar, fazendo com que seus painéis solares não funcionassem corretamente.

Na segunda-feira, os cientistas conseguiram retomar o contato com a STEREO-B, por tempo suficiente para caracterizar a situação da espaçonave e desligar o transmissor de alta tensão para economizar bateria. Agora, a equipe planeja o processo de recuperação, para restabelecer o controle e avaliar todos os sistemas e instrumentos. A STEREO-A continua funcionando normalmente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]