• Carregando...
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, durante reunião do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AK Party), na Grande Assembléia Nacional da Turquia | ADEM ALTAN/AFP
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, durante reunião do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AK Party), na Grande Assembléia Nacional da Turquia| Foto: ADEM ALTAN/AFP

O Parlamento da Turquia prorrogou pela sexta vez o estado de emergência que foi imposto na sequência de uma tentativa de golpe em 2016. Os congressistas votaram nesta quinta-feira (18) para aprovar uma moção do governo para prolongar o estado de emergência por mais três meses, até 19 de abril.  

Os poderes de emergência permitiram que o presidente Recep Tayyip Erdogan governasse por decreto, muitas vezes passando pelo Parlamento, e que lançasse uma repressão contra suspeitos de vínculos com golpistas ou grupos terroristas.  

Desde então, cerca de 50 mil pessoas foram presas e mais de 110 mil foram demitidas de empregos do setor público. Os críticos acusam o governo de usar seus poderes de emergência para enfrentar todos os adversários, incluindo jornalistas, políticos e ativistas. O governo, por sua vez, diz que os poderes de emergência são necessários para lidar com ameaças à segurança do país.

Com informações da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]