• Carregando...
Homenagens em frente à escola primária de Sandy Hook em Newtown, Connecticut, nos Estados Unidos, onde 20 crianças foram mortas por um atirador | Joshua Lott/Reuters
Homenagens em frente à escola primária de Sandy Hook em Newtown, Connecticut, nos Estados Unidos, onde 20 crianças foram mortas por um atirador| Foto: Joshua Lott/Reuters

Um distrito escolar do estado do Colorado votou a favor de que professores tenham licença de porte de arma oculto para entrarem armados em sala de aula, após um número cada vez maior de escolas terem feito dos educadores uma parte integral das políticas de segurança escolar.

Vencendo por 3 votos a 2, a diretoria do Distrito Escolar 28 de Hanover aprovou uma resolução para treinar e armar seus professores. Trata-se de um distrito rural a 50 quilômetros do sudeste de Colorado Springs, onde, se acontecer qualquer coisa, a polícia pode demorar entre 20 a 30 minutos para chegar.

Com isso em mente, os defensores da resolução dizem que armar os professores é uma maneira barata de manter os alunos seguros. A proposta dividiu a comunidade, no entanto, visto que houve alunos, pais e professores que argumentaram ser desnecessária a presença de mais armas na escola e que isso pode até mesmo aumentar os riscos às crianças.

“Há um desejo por maior segurança dentro das instalações escolares”, explicou o diretor Mark McPherson, segundo reportagem da KDRO. McPherson votou contra a medida.

“Se essa resolução passar, podemos colocar uma placa dizendo ‘Parte da equipe desta escola pode estar armada’

Michael Lawson

Esse debate se repetiu em dúzias de distritos escolares ao longo dos quatro anos que se passaram desde que um intruso armado atirou em 20 alunos e seis funcionários na Sandy Hook Elementary School em Newtown, Connecticut, no dia 14 de dezembro de 2012. Em Idaho, no Arkansas e em todo o país, há professores sendo treinados para o porte de armas de fogo. Vários distritos escolares do Colorado já implementaram políticas parecidas. Em dúzias de outros casos, no entanto, essas resoluções fracassaram. A maioria dos legisladores do Partido Democrata prefere defender as políticas de controle de armamentos que evitariam que possíveis atiradores tivessem acesso às armas.

‘Parte da equipe desta escola pode estar armada’

No Distrito 28, o problema está sendo discutido desde junho, quando Michael Lawson, um dos membros da diretoria, sugeriu a possibilidade das licenças de porte oculto de armas. A diretoria fez a votação na quarta-feira, no aniversário de quatro anos do massacre de Sandy Hook.

“Como um psicólogo infantil, eu me flagro pensando, ‘Essas pessoas nunca tiveram contato com criança na vida?’”, ele perguntou. “Não tem nada em que as crianças não consigam pôr as mãos”.

Para Lawson, que é um instrutor de tiro da Associação Nacional de Rifles da América (NRA, na sigla em inglês) e bombeiro voluntário, conceder porte de arma aos professores é um modo prático de proteger os alunos tanto de intrusos armados quanto dos riscos ligados ao cultivo de maconha – possivelmente um ponto quente para violência – a alguns quilômetros da escola.

“Se essa resolução passar, podemos colocar uma placa dizendo ‘Parte da equipe desta escola pode estar armada’”, ele disse à Gazette of Colorado Springs. “Para mim, isso afasta [os bandidos]”.

Não fica claro o quanto uma plantação de maconha é significativa para a segurança da escola. O xerife até hoje só fez uma única apreensão de cultivo ilegal de maconha no condado. Mas as novas leis sobre o tema podem significar a possibilidade de o número aumentar em breve, segundo disse à Gazette o vice-xerife de El Paso, Jeff Schulz.

“Todo mundo em risco”

McPherson afirmou que armar os professores é simplesmente desnecessário e que poderia até mesmo ser perigoso.

“Não vimos a necessidade disso ainda, e eu acredito que armar indivíduos que não têm o treinamento necessário para operar armas diariamente é um perigo que coloca todo mundo em risco”, ele disse à Gazette. “Como um oficial do Exército aposentado, eu jamais armaria os nossos funcionários”.

“Como um oficial do Exército aposentado, eu jamais armaria os nossos funcionários”

Nunca houve um problema com intrusos no distrito, segundo o superintendente Grant Schmidt.

Mais armas significa mais possibilidades de elas caírem nas mãos erradas, sugeriu Ken Corbett num artigo para a Slate.

“Como um psicólogo infantil, eu me flagro pensando, ‘Essas pessoas nunca tiveram contato com criança na vida?’”, ele perguntou. “Não tem nada em que as crianças não consigam pôr as mãos”.

Pais divididos

Pais, educadores e alunos no distrito de Colorado ficaram divididos, segundo enquete. Muitos apoiadores da resolução mencionaram sua esperança de que a medida pudesse salvar vidas antes que pudesse chegar a polícia. Roy Smith, porém, um dos pais de alunos, se opôs ao treinamento e armamento dos professores, sugerindo alternativas não letais, como spray de pimenta e armas de choque. Aprender a manejar uma arma de fogo exige um tempo que os professores podem não ter à sua disposição, ele disse à Gazette.

McPherson, o diretor, recomendou que fosse contratado outro segurança para a escola, mas o restante da diretoria sugeriu que essa solução sairia muito cara, chegando até US$55.000 por ano, segundo o superintendente Schmidt.

O presidente eleito Donald Trump consta entre os defensores da ideia de treinar mais professores para andarem armados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]