• Carregando...
TOBY MELVILLE/REUTERS

Shakespeare duas caras

Um historiador e botânico britânico diz ter descoberto a única imagem que retrata William Shakespeare feita quando ele era vivo. E em um livro de botânica.

O que o maior dramaturgo da história estaria fazendo em um livro do gênero até não foi a maior questão levantada. Mas, sim, porque ele parece tão diferente das outras representações aceitas – todas póstumas.

Obviamente, gerou muitas discussões. Sobretudo pelo fato de Mark Griffiths, o descobridor, afirmar que chegou a conclusão após quebrar um código de mais de 400 anos.

Se o verdadeiro Shakespeare é o bem aparentado homem de bigode frondoso e cabelos encaracolados ou o calvo senhor de olhar sério ainda é uma dúvida que está longe de ser esclarecida.

Dar al-Handasah

Negócio das arábias

Que discretos, que nada! Os empreendedores sauditas gostam de imponência. A prova é que Meca ganhará o maior hotel do mundo, com nada menos do que 12 torres, 10 mil quartos e 70 restaurantes (isso mesmo, 70 restaurantes).

O Abraj Kudai terá uma parte quatro estrelas e outra, cinco. Não vão faltar helipontos, garantem os construtores. Tudo na módica área construída de 60 mil metros quadrados.

Quem quiser fazer uma reserva certamente não terá tanta dificuldade. Mas é preciso esperar até 2017, quando o estabelecimento abrirá suas muitas portas.

Estado do terror

É bem verdade que o Estado Islâmico não está de brincadeira. Nesta semana, o grupo de extremistas islâmicos tomou importantes cidades no Iraque e na Síria. E querem estender o terror para outras fronteiras.

O grupo publicou em uma revista de sua propriedade que planeja ataque nuclear aos Estados Unidos. Segundo os jihadistas, eles devem comprar o armamento do Paquistão e levá-lo até a América do Norte pela mesma via do tráfico de drogas.

Verdade ou apenas uma ameaça – algo comum quando se trata do EI --, a notícia é alarmante sobretudo pelo teor, que sugere que ato poderia ser pior do que o de 11 de setembro de 2001.

X da evolução

As ferramentas de pedra são muito mais antigas do que imaginávamos. Cientistas descobriram na região do Quênia uma série de ferramentas de 3,3 milhões de anos – anteriores ao surgimento dos primeiros humanos do gênero Homo.

A descoberta sugere que um antepassado muito mais primitivo criou intencionalmente estes itens – essenciais para a evolução. O objetivo deles não era muito diferente dos nossos hoje em dia: facilitar a alimentação.

Há, no entanto, a possibilidade de as ferramentas terem sido criadas por humanos – mas de um gênero que ainda nem foi descoberto.

Divulgação

Ciclovia energética

Na Holanda, as bicicletas são bem mais comuns nas ruas do que os carros e, consequentemente, as ciclovias ocupam boa parte do cenário urbano. Cientistas e governo decidiram reunir o útil ao ambientalmente agradável e criaram a primeira ciclovia no mundo capaz de captar energia solar.

Em seis meses, o resultado surpreendeu: a pista gerou energia elétrica suficiente para manter uma casa durante um ano.

Pode parecer pouco, mas cabe lembrar que é apenas um protótipo. Em um ano, os idealizadores da SolaRoad esperam que ela produza o suficiente para abastecer as casas a seu redor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]