• Carregando...

Homens armados atacaram uma base de paz da ONU em Kidal, norte do Mali, neste sábado (28). Pelo menos três pessoas morreram e outras 15 se feriram, segundo agências internacionais de notícias. Os mortos são soldados de Guiné e um funcionário civil da própria base, localizada no norte do Mali. Entre os feridos há três em estado grave.

“O ataque aconteceu por volta das 4h da madrugada. Quatro ou cinco foguetes caíram dentro da base. Algumas pessoas ficaram feridas, mas ainda é muito cedo para um número preciso”, disse o porta-voz da organização, Olivier Salgado.

A região entrou em estado de alerta, com avisos à população que trabalha perto do aeroporto para que não saia de casa, afirmou um engenheiro que trabalha na área.

Kidal é considerada a “capital dos tuaregues” e está fora da autoridade do governo central, por estar controlada por grupos separatistas que impõem sua própria lei.

Sequestro no hotel

As tropas da França e as forças da ONU estão lutando para estabilizar a ex-colônia francesa.

Em 20 de novembro, um grupo de extremistas islâmicos abriu fogo contra o hotel de luxo Radisson Blu, em pleno centro de Bamaco, capital do Mali. Eles mantiveram mais de 170 hóspedes e funcionários reféns por horas. A ação acabou com 19 pessoas mortas.

A Al-Qaeda do Magreb Islâmico e um de seus ramos na região, o grupo radical islâmico Al-Murabitoun, reivindicaram a autoria do atentado.

Olivier Salgado disse que os atacantes dispararam foguetes contra a base no início da manhã, matando dois soldados de paz da ONU e um empreiteiro da missão. Ele disse que quatro dos feridos estão em estado grave. Ele não tinha mais detalhes sobre o atentado.

O ataque acontece depois que autoridades do Mali prenderam dois homens por participação no atentado ocorrido na semana passada em um hotel de luxo na capital Bamako, que matou 20 pessoas. Vários grupos terroristas assumiram a responsabilidade pelo ato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]