• Carregando...

Os ataques da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos contra Raqqa, considerada a “capital” do Estado Islâmico (EI) na Síria, mataram mais de 30 pessoas, incluindo seis civis. Segundo o grupo de monitoramento Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), com sede em Londres, entre os mortos há uma criança — o resto era extremistas.

Foram lançados 16 bombardeios aéreos, de acordo com informações das Forças Armadas americana, no ataque mais potente da coalizão desde que começou a ofensiva contra o EI na Síria, em setembro passado.

— Este foi um dos maiores ataques que fizemos até agora, e vai enfraquecer a capacidade do Daesh (acrônimo em árabe do EI) de movimentar-se a partir de Raqqa — afirmou o porta-voz da coalizão, tenente-coronel Thomas Gilleran. — Os significativos ataques desta noite foram executados para negar ao Daesh a possibilidade de deslocar efetivos militares através da Síria e rumo ao Iraque.

Os ataques de sábado à noite e domingo de manhã também danificaram infra-estrutura e estradas na cidade, localizada no Norte da Síria.

O bombardeio foi realizado horas depois de o EI publicar um vídeo em que militantes adolescentes, com idades entre 13 e 14 anos, aparecem executando 25 soldados sírios nas ruínas de um milenar anfiteatro romano em Palmira, cidade na região central da Síria.

No sábado, o Observatório Sírio dos Direitos Humanos reportou intensos confrontos em várias partes a oeste de Aleppo, no Noroeste sírio.

EI detona carro-bomba contra central elétrica no nordeste da Síria

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) explodiu neste domingo um carro-bomba perto de uma central elétrica na cidade de Al Hasaka, no nordeste da Síria, onde o exército sírio está ganhando terreno após a recente ofensiva jihadista.

A explosão do veículo causou “vítimas e danos materiais” na região, informou a agência oficial síria “Sana”, que não deu mais detalhes.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos explicou que um jihadista detonou um carro-bomba no bairro de Nashwa, no sul da cidade, cujo controle foi ontem recuperado pelas tropas governamentais.

Nos combates entre os dois lados nas últimas 24 horas morreram pelo menos cinco soldados das forças de segurança e de suas milícias e 18 membros do EI, segundo os dados do Observatório.

Os enfrentamentos continuaram hoje nos bairros do sul de Al Hasaka, acompanhados por bombardeios do exército sírio contra posições dos extremistas.

Ontem uma fonte militar, citada pela “Sana”, assinalou que unidades das forças armadas recuperaram Nashwa e avançaram pelo distrito vizinho de Al Liliyah.

No último dia 25, o EI iniciou uma ofensiva contra as áreas em poder do regime em Al Hasaka, onde 40% da superfície está nas mãos das forças do governo sírio e 60% dos curdos.

Nos primeiros dias de ataque, os jihadistas conseguiram tomar um quarto da cidade, que é capital da província homônima, mas recuaram contra o exército e agora só controlam áreas ao sul.EFE

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]