• Carregando...
Imagem do caminhão que atropelou várias pessoas e depois se chocou contra uma loja no centro de Estocolmo. | Andreas Schyman/AFP
Imagem do caminhão que atropelou várias pessoas e depois se chocou contra uma loja no centro de Estocolmo.| Foto: Andreas Schyman/AFP

O motorista do caminhão lançado nesta sexta-feira, 07, contra pedestres no centro de Estocolmo cometeu um “atentado” no qual várias pessoas morreram, afirmaram os serviços de segurança suecos (SAPO).

Depois de atropelar várias pessoas, o veículo se chocou contra uma loja, e os feridos estavam sendo atendidos no local do ataque, de acordo com imagens transmitidas pela televisão.

“Há mortos e muitos feridos”, afirmou Nina Odermalm Schei, porta-voz dos serviços de segurança.

“A Suécia foi atacada. Tudo aponta para um ataque terrorista”, disse o primeiro-ministro, Stefan Lövfen.

O ataque ocorreu pouco antes das 13h00 GMT (10h00 de Brasília) perto de uma loja de departamentos no cruzamento entre uma das ruas de pedestres mais movimentadas da capital, Drottningsgatan, e uma das principais artérias da cidade, Klarabergsgatan.

Uma nuvem de fumaça cobria o céu no local do incidente, isolado pela polícia, segundo as imagens das redes de televisão. Vários helicópteros sobrevoavam o centro da cidade.

Veículos da polícia circulavam na cidade usando alto-falantes e pedindo às pessoas para ir direto para suas casas e evitar grandes aglomerações.

Helicópteros eram ouvidos pairando no céu sobre o centro de Estocolmo, e um grande número de carros da polícia e ambulâncias foram enviados ao local, disseram testemunhas.

O autor do atentado havia roubado o caminhão aproveitando “uma entrega em um restaurante”, declarou uma porta-voz da transportadora Spendrups, Rose-Marie Hertzman.

Estilo de vida

O ataque ocorreu perto da estação de metrô T-Centralen, por onde passam todas as linhas de Estocolmo. O metrô foi totalmente fechado após o atentado com um caminhão nesta sexta-feira na capital sueca, informou a polícia.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, declarou que “um ataque contra um Estado membro é um ataque contra todos nós”.

“Uma das cidades europeias mais vibrantes e coloridas parece ter sido atingida” por aqueles que buscam prejudicar “nosso estilo de vida”, indicou em um comunicado o presidente do executivo comunitário, cujos “pensamentos estão com o povo da Suécia”.

Londres, Berlim, Nice

Os incidentes lembram os ataques de Londres, Berlim e Nice, no sul da França, cujos autores lançaram seus veículos contra multidões.

No dia 22 de março, Khalid Masood, um britânico de 52 anos convertido ao Islã e conhecido dos serviços de segurança, matou cinco pessoas atropelando-as com um carro na calçada da ponte de Westminster, que atravessa o rio Tâmisa em frente ao Big Ben, antes de esfaquear até a morte um policial na frente do Parlamento.

O autor do ataque, reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), foi morto pela polícia.

Em dezembro, 12 pessoas morreram depois que um homem utilizou um caminhão roubado para avançar contra as pessoas que passeavam por um mercado de Natal em Berlim.

O ataque mais mortífero deste tipo nos últimos meses foi o de 14 de julho de 2016, em Nice, quando uma pessoa atropelou uma multidão que assistia aos fogos de artifício durante a festa nacional francesa. O atentado, reivindicado mais uma vez pelo EI, deixou 86 mortos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]