• Carregando...
 | AFP/GEOFF ROBINS
| Foto: AFP/GEOFF ROBINS

Autoridades europeias sabiam dos problemas nas emissões de poluentes em veículos da Volkswagen anos antes do escândalo em que a montadora se envolveu, revelou reportagem do “New York Times” publicada nesta segunda-feira (8). E outras montadoras também tinham problemas semelhantes.

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, realizou testes em ruas em sete veículos movidos a diesel a partir de 2007, mas não revelou carros ou montadoras envolvidos nos testes quando divulgou os resultados em 2011 e 2013. Os resultados foram detalhados a partir de documentos internos obtidos pelo equivalente ao Ato de Liberdade de Informação (nos Estados Unidos).

Os veículos foram testados pelo Centro de Pesquisa Conjunta, um órgão da Comissão Europeia. A porta-voz do centro, Nina Kajander, no entanto, alertou para evitar conclusões precipitadas sobre modelos específicos.

“É preciso destacar que os veículos usados para a pesquisa não podem ser representativos do nível geral de emissões dos modelos em questão. Esses foram estudos científicos usados para comparar diferentes metodologias para a medição de emissões em laboratório e nas ruas”, afirmou Nina, por e-mail, ao “New York Times”.

Diante dos resultados, foi desenvolvido um plano que exigia testes em ruas para a medição das emissões. A proposta foi aprovada pelo Parlamento Europeu na semana passada, apesar de ter sido criticado depois que montadoras fizeram lobby para tornar mais leves os testes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]