• Carregando...

Um avião militar da Indonésia que transportava 113 pessoas caiu na manhã de ontem, pouco após a decolagem, em uma área residencial da cidade de Medan, no norte do país. Até a noite de ontem, as equipes de resgate haviam encontrado 74 corpos. As autoridades indonésias disseram que havia 12 tripulantes a bordo e não acreditam que haja sobreviventes. Não foram dadas informações sobre possíveis vítimas no solo.

A queda do Hercules C-130, fabricado nos Estados Unidos e que estava em operação desde 1964, deve atrair novamente a atenção para o histórico de acidentes aéreos na Indonésia e sua frota de aviões envelhecidos. Pode ter sido o acidente com o maior número de vítimas na história da Força Aérea do país.

Sobre as casas

Foi a segunda vez em 10 anos que um avião caiu sobre casas em Medan. Em 2005, 143 pessoas morreram na queda de um Boeing da Mandala Airlines. 30 delas estavam no chão.

A aeronave de transporte do Exército da Indonésia seguia rumo a Tanjung Pinang, nas Ilhas Riau, na costa de Sumatra. O acidente aconteceu às 11h30 (horário local, 1h30 em Brasília), apenas dois minutos depois de decolar da base aérea de Soewondo, em Jacarta.

As autoridades acreditam que houve uma falha mecânica. Segundo a Força Aérea da Indonésia, o piloto relatou à torre de controle que a aeronave precisava voltar por causa de problemas no motor. “O avião caiu enquanto ele estava virando à direita para retornar ao aeroporto”, informou um porta-voz da Força Aérea.

Testemunhas disseram que o avião explodiu pouco antes de despencar sobre casas e um hotel. Imagens de emissoras de televisão do país mostraram destroços do avião, um carro amassado em chamas e um edifício atingido.

Uma fumaça negra emanava dos destroços e a multidão que cercou a área atrapalhou os esforços iniciais das equipes de emergência que correram para o local.

“Ele sobrevoou algumas vezes, bem baixo”, disse Elfrida Efi, recepcionista do Golden Eleven Hotel, que foi atingido na queda. “Vi fogo e fumaça negra. Na terceira vez que passou ele bateu no teto do hotel e explodiu logo em seguida”.

Foi a segunda vez em 10 anos que um avião caiu em uma área residencial de Medan. Em setembro de 2005, um Boeing 737 da Mandala Airlines caiu na cidade e matou 143 pessoas, incluindo 30 que estavam no chão.

A Indonésia tem um histórico de segurança da aviação instável. Entre 2007 e 2009, a União Europeia barrou companhias aéreas indonésias de voarem para a Europa por causa de preocupações com a segurança. Houve cinco acidentes fatais envolvendo aviões da Força Aérea do país desde 2008, de acordo com autoridades locais que acompanham acidentes aéreos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]