• Carregando...
Avião da Turkish Airlines durante parada em Casablanca | Youssef Boudlal/Reuters
Avião da Turkish Airlines durante parada em Casablanca| Foto: Youssef Boudlal/Reuters

Um avião da Turkish Airlines com destino a São Paulo teve de ser desviado para o aeroporto de Casablanca, no Marrocos, depois de declarar emergência por uma ameaça de bomba, disse uma porta-voz da companhia nesta segunda-feira. A aeronave carregava 256 pessoas a bordo e pousou com segurança.

De acordo com o porta-voz, o voo TK15 saiu de Istambul às 10h18m locais (4h18m de Brasília). Foi encontrada em um toalete da aeronave uma anotação com a palavra bomba. O procedimento correto era pousar no local mais próximo possível, segundo a companhia. O pouso ocorreu por volta de 9h30m (de Brasília), e especialistas vasculharam o avião. Segundo a Turkish Airlines, nenhuma ameaça foi encontrada.

Antes das 10h, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse não ter informações sobre o voo desviado. Horas antes, um outro voo da Turkish que partiu de Istambul, mas em direção a Tóquio, teve de retornar ao aeroporto Ataturk pela possível presença de um explosivo plástico.

O voo decolou por volta das 13h10 rumo a São Paulo. O voo TK 15, segundo informações da concessionária GRU Airport, está previsto para pousar no Aeroporto de Guarulhos às 16h55m desta segunda-feira.

Passageiros

Os passageiros do voo da Turkish Airlines desviado para Casablanca não foram avisados pela tripulação da ameaça de bomba, diz o irmão de uma brasileira que está na aeronave. “Ela ficou sabendo da ameaça de bomba por mim”, diz o administrador Sérgio Santos, 41 anos, irmão da bancária Eliane Sampaio, 33 anos, que mora em São Paulo e havia ido passar férias no Cairo (Egito) e na Capadócia (Turquia). “Quando o avião parou, ela viu guardas do lado de fora do avião, em posição de sentido. Pensou até que alguma autoridade fosse embarcar.”

O voo TK15 deveria pousar no aeroporto de Guarulhos (Grande São Paulo) às 16h55. A previsão é que a aterrissagem ocorra pouco depois das 22h desta segunda-feira (30). Não avisar os passageiros é um protocolo de segurança em caso de ameaça de bomba. Primeiro, para não criar pânico nos passageiros e, depois, para não alertar um suposto terrorista de que a tripulação sabe da ameaça.

Ao aterrissar, os passageiros foram desembarcados e encaminhados para um terminal de passageiros. Depois, o avião foi levado para uma área isolada do aeroporto de Casablanca, onde foi inspecionado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]