• Carregando...
Livraria às escuras em Istambul | Tolga Bozoglu/Efe
Livraria às escuras em Istambul| Foto: Tolga Bozoglu/Efe

Um grande blecaute atingiu cidades e províncias da Turquia nesta terça-feira (31), incluindo a capital, Ancara, e a maior cidade, Istambul, onde partes dos sistemas do metrô e bonde foram fechados e shoppings ficaram na escuridão.

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, disse que todas as causas possíveis da falta de luz estavam sendo investigadas e não descartou a possibilidade de sabotagem, mas disse que a razão mais provável seria um problema nas linhas de transmissão.

Pessoas carregando galões fizeram filas em postos de gasolina para comprar combustível para geradores, enquanto o blecaute durou por mais de quatro horas. Ruas ficaram obstruídas por conta da falta de sinalização.

“Nosso principal objetivo agora é restaurar a rede. Esse não é um incidente que vemos frequentemente”, disse o ministro da Energia, Taner Yildiz, durante viagem à Bratislava, em comentários exibidos na televisão turca. “Não posso dizer neste momento se o terrorismo é ou não uma grande ou pequena possibilidade. Eu não posso dizer se é um ataque cibernético”, disse em resposta a perguntas de repórteres.

Yildiz disse depois que cerca de 80 por cento da energia de Istambul foi restaurada e que o resto do país voltaria logo ao normal. A rede NTV disse que blecautes foram relatados em mais de 40 das 81 províncias turcas. A empresa de transmissão de energia TEIAS não pôde ser localizada de imediato.

O consumo de eletricidade na Turquia aumentou nos últimos anos por conta do crescimento econômico e populacional. Foi o maior blecaute da Turquia em 15 anos, de acordo com o jornal Hurriyet, citando autoridades do setor energético.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]