• Carregando...

Um blogueiro foi morto a golpes de facão nesta segunda-feira (30) em Dacca, capital de Bangladesh, por fazer críticas a fundamentalistas religiosos do país. É o segundo ataque do tipo em cinco semanas. Washiqur Rahman Babu, 27, foi atacado em um bairro industrial por volta das 10h30 (2h30 em Brasília), segundo a polícia. “Ele foi atacado por três pessoas e conseguimos prender duas. Achamos que o ataque se deve à vítima ser crítica com os círculos extremistas”, explicou um agente da polícia.

Em 26 de fevereiro, o blogueiro americano-bengalês Avijit Roy foi morto a golpes de facão ao sair de uma feira literária com a sua esposa em Dacca. Ela sobreviveu com ferimentos ao ataque. Na semana passada, o pai de Roy disse a repórteres que “aparentemente não houve progresso” na investigação do caso.

Nos últimos anos, diversos escritores e ativistas seculares se tornaram alvos de militantes extremistas em Bangladesh, em meio a tentativas do governo em enfraquecer grupos fundamentalistas islâmicos insurgentes.

Em 2013, o blogueiro Ahmed Rajib Haider foi morto próximo à sua casa em Dacca após liderar um protesto exigindo a punição de líderes extremistas acusados de crimes de guerra. Em 2004, o escritor e professor universitário Humayun Azad foi atacado por militantes extremistas e morreu em tratamento na Alemanha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]