• Carregando...

Estado Islâmico

Quem são: grupo terrorista que atualmente ocupa territórios na Síria e no Iraque; formado por dissidentes da Al-Qaeda.

o que querem: são extremistas religiosos que pregam uma interpretação moral radical do islamismo. Além disso, não acreditam nas fronteiras estabelecidas em um território que consideram sagrado. Por isso, chamam a área ocupada na Síria e no Iraque de “califado” -- palavra também faz referência aos princípios que querem que seus seguidores respeitem.

Inimigos: são prioritariamente os árabes xiitas, uma corrente islâmica diferente da que seguem -- os membros do grupo são árabes sunitas. Também consideram o mundo ocidental “infiel”, embora tenha atraído muitos integrantes de vários países da Europa e Américas -- porém, eles precisam se converter ao islamismo.

Pelo menos oito membros do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) morreram nesta terça-feira (28), entre eles um líder, e dez ficaram feridos em um ataque de um avião não-tripulado da coalizão internacional contra um comboio dos jihadistas no norte do Iraque.

O comandante das operações da província de Ninawa, o general Neshm al Jabouri, explicou que entre os falecidos figura o “wali” (ou governador) do EI na zona de Sherqat, identificado como Marauan Fathi Salman.

O bombardeio ocorreu perto de Sherqat, a 85 quilômetros de Mossul, alvo habitual dos ataques da coalizão, liderada pelos EUA, já que nela ficam várias posições jihadistas.

O EI transfere soldados desde essa zona às frentes de batalha da cidade de Biji, na província de Saladino, e da região ocidental de Al-Anbar.

Por outro lado, o Ministério do Interior iraquiano informou em comunicado que unidades especiais mataram 14 supostos terroristas em uma operação na zona de Hoseiba, em Al-Anbar.

Outros 15 extremistas morreram em uma batida de segurança nos arredores de Biji, onde a polícia apreendeu foguetes e dezenas de artefatos explosivos, segundo Interior.

O Iraque enfrenta desde junho de 2014 uma cruel guerra contra o EI, que conquistou amplas zonas do território do Iraque e proclamou um califado neste país e na vizinha Síria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]