• Carregando...

Boris Yeltsin sempre foi tido como um líder polêmico. O ex-presidente liderou a resistência que levou ao fim do comunismo. Eleito pelo voto direto pela primeira vez na História daquele país, ele fez um governo que não conseguiu promover o desenvolvimento econômico, levando a população a enfrentar o desemprego e os altos preços.

Com Yeltsin, a Rússia viveu a ressaca da euforia pelo fim do comunismo, mas ele ficou mais lembrado pelos excessos alcoólicos que minaram sua saúde até ele renunciar em favor de um aliado formado pela espionagem, o atual presidente russo Vladimir Putin.

Popular antes de chegar à presidência, Yeltsin levou a Rússia a uma grande depressão e ficou conhecido em outros países quando a política de Gorbatchov ficou ameaçada - com o fim da União Soviética, Gorbatchov renunciou e abriu caminho para Boris Yeltsin.

O ex-presidente renunciou à presidência em 1999, meses antes do fim oficial de seu mandato. Com a renúncia, seu primeiro-ministro, Vladmir Putin, tornou-se presidente e depois foi eleito pela população em 2000.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]