• Carregando...
Espaço foi montado pelo site Airbnb para abrigar duas pessoas durante uma noite | divulgação/Airbnb
Espaço foi montado pelo site Airbnb para abrigar duas pessoas durante uma noite| Foto: divulgação/Airbnb

Um brasileiro foi o vencedor de um polêmico concurso e teve direito a passar a noite no “maior túmulo do mundo”, as catacumbas de Paris.

No último dia 31 (dia das bruxas), o advogado mineiro Pedro Arruda, de 27 anos, pernoitou no local, um dos pontos turísticos mais visitados da capital francesa. A inusitada estada foi conquistada após o brasileiro vencer mais de 27 mil participantes em uma promoção do site de hospedagem alternativa Airbnb -- ele deu a melhor justificativa para o porquê de merecer o prêmio.

À BBC Brasil, Arruda contou sua resposta. “Eu disse basicamente que fui uma criança muito corajosa: tomava suco de laranja após escovar os dentes e, quando minha mãe dizia que não queria ouvir mais uma palavra minha, eu respondia: ‘palavra’– era para ser uma resposta engraçada mesmo”,disse.

Coragem também demonstrou sua mãe, Mônica, de 54 anos, que foi a acompanhante na viagem. Os dois dormiram ao lado dos restos mortais de 6 milhões de pessoas. As ossadas foram depositadas nas catacumbas subterrâneas pouco a pouco, entre o final do século 18 e meados do século 19, quando os cemitérios superlotados de Paris foram fechados por questões de saúde pública.

“Chegar lá é impressionante, pela quantidade de ossos nas paredes e o jeito como eles são arrumados. Realmente eu não esperava que fosse ser assim”, contou à BBC o advogado. “Era bem frio lá embaixo, fazia cerca de 13 graus C”.

Além de dormir, mãe e filho tiveram um jantar de cozinha francesa e ouviram histórias aterrorizantes de um contador profissional.

Polêmica

Apesar do sucesso da ação, ela foi questionada pelos parisienses. A ideia não agradou principalmente líderes da oposição do conselho da cidade, que pediram à prefeita Anne Hidalgo que ela levasse em conta uma lei francesa que estabelece “devido respeito ao corpo humano mesmo após a morte”. Outro medo era de possíveis danos à estrutura.

O Airbnb, no entanto, garantiu “segurança e respeito” pelas catacumbas. E ainda fez uma doação à prefeitura -- que, segundo fontes, pode ter passado do equivalente a R$ 1 milhão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]