• Carregando...
O senador Roberto Acevedo, que foi atingido por dois tiros: represália | Daniel Figueredo/Reuters
O senador Roberto Acevedo, que foi atingido por dois tiros: represália| Foto: Daniel Figueredo/Reuters

A Crise

Atentado contra senador evidencia escalada de violência no Paraguai.

Estado de exceção

Foi aprovado no sábado e tem duração de 30 dias. Objetivo é conter o grupo guerrilheiro Exército do Povo Paraguaio (EPP), acusado de sequestros e mortes e que teria ligação com as Forças

Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Exército nas ruas

O presidente Fernando Lugo autorizou ontem o envio de mil soldados e policiais extras para os departamentos sob exceção, elevando o total para 3 militares envolvidos na operação.

Drogas e problemas fundiários

Um dos países mais pobres da América do Sul, o Paraguai é também o principal polo de produção de maconha da região. Além disso, tem os maiores índices de concentração de terra do mundo. A reforma agrária é uma das bandeiras do EPP.

Atentado contra senador

Senador governista Robert Acevedo foi vítima de um atentado, no qual morreram dois auxiliares. O senador atribui o atentado ao "narcotráfico brasileiro-paraguaio’’.

Fonte: Folhapress

  • Carro usado pelo senador no momento do atentado: duas mortes

Foz do Iguaçu - Mesmo sem ter provas contundentes, a Polícia Nacional do Pa­­raguai atribui aos brasileiros Edu­­ardo da Silva, 27 anos, e Marcos Cordeiro Pereira, 34 anos, participação no atentado contra o senador Robert Aceve­­do, do Partido Liberal Radical Autên­­tico (PRLA), ocorrido na última segunda-feira em Pedro Juan Caballero, fronteira com Ponta Porã (MS).

Os dois foram presos pouco mais de duas horas após o atentado, por volta das 20h30 (21h30 no Brasil) de segunda-feira.

O comissário da Polícia Na­­cio­­­­nal, Francisco Gonzáles, não descarta a possibilidade dos brasileiros serem membros do grupo Pri­­meiro Comando da Capital (PCC). "Eles são supostos inte­­gran­­tes, mas estamos verificando", disse à Gazeta do Povo por te­­lefone.

Segundo o comissário, os brasileiros estavam vivendo irregularmente em Pedro Juan. Ambos estão detidos na Divisão de In­­vestigação de Delitos à disposição do Ministério Público.

Carro clonado

Os policiais não encontraram armas nem drogas na casa, mas o que chamou atenção foram os sete veículos estacionados na residência, alguns deles com placas de São Paulo. Em entrevista concedida a uma rádio paraguaia, a promotora Lourdes Pena informou que a Ford Ranger usada pelos matadores para praticar o atentado está em nome do Banco Itaú e é clonado.

O ataque ao senador aconteceu quando ele seguia de carro pelo centro da cidade, momento em que os atiradores abriram fogo – foram ao menos 30 tiros. O motorista e um guarda-costas morreram na hora. O senador, porém, conseguiu sair do carro e escapar. Ele foi atingido em um braço e, de raspão, na ca­­beça. Ace­­vedo passa bem, mas segue internado em Pedro Juan Caballero.

Em 2004, a polícia brasileira descobriu um plano para assassinar o senador e o juiz Odilon de Oliveira, responsável por condenar traficantes da região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]