Os militares de Mianmar tomaram o poder em um golpe sem derramamento de sangue em 1.º de fevereiro de 2021, detendo a líder democraticamente eleita Aung San Suu Kyi (foto) e impondo um estado de emergência de um ano.
Os militares de Mianmar tomaram o poder em um golpe sem derramamento de sangue em 1.º de fevereiro de 2021, detendo a líder democraticamente eleita Aung San Suu Kyi (foto) e impondo um estado de emergência de um ano.| Foto: Koen Van WEEL / ANP / AFP

Na manhã desta segunda-feira, a líder de Mianmar, a vencedora do Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, foi detida em uma operação do exército local, configurando um golpe de Estado.

Outras lideranças civis também foram presas. Um estado de emergência foi decretado por um ano e generais foram nomeados para os cargos principais do governo nacional.

O Exército anunciou a tomada de poder na TV Myawaddy, de propriedade militar, alegando que as detenções foram resposta a uma "fraude eleitoral", e prometeu novas eleições "livre e justas" em um ano.