• Carregando...

A Califórnia se tornou nesta segunda-feira (10) o quinto estado norte-americano a proibir o porte de armas de fogo em locais públicos, mesmo que descarregadas. Já assinada pelo governador Jerry Brown, a lei entra em vigor em 1º de janeiro e prevê pena de até um ano de prisão para quem for pego armado nas ruas ou dentro de um veículo.

As únicas exceções previstas são policiais, militares, shows com armas e eventos de caça. Responsável pela lei, o deputado estadual Anthony Portantino considerou a nova legislação uma oportunidade para evitar tragédias.

"Já não era uma questão de se alguém seria baleado, mas sim de quando alguém seria baleado", afirmou. Temos a chance de evitar isso, e por isso é tão importante.

Segundo ele, as forças de segurança estavam preocupadas com a proliferação das armas em locais públicos e com a situação de tensão criada quando uma pessoa aparece armada.

Repudiada pela maioria dos deputados republicanos, a lei contou com o apoio das principais autoridades estaduais, como a Associação de Chefes de Polícia da Califórnia e Departamento do Xerife de Los Angeles.

Flórida, Illinois, Oklahoma e Texas são os outros quatro estados americanos que não permitem o porte de armas de fogo em público. A Califórnia tem leis bastante restritas para a aquisição das chamadas armas de assalto, mas normas mais flexíveis para a compra de espingardas e outras armas longas com capacidade para menos de dez projéteis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]