• Carregando...
O premiê britânico, David Cameron, fala em Londres sobre seu projeto para reduzir a imigração. | Facundo Arrizabalaga / EFE
O premiê britânico, David Cameron, fala em Londres sobre seu projeto para reduzir a imigração.| Foto: Facundo Arrizabalaga / EFE

O governo britânico vai endurecer o combate à imigração ilegal dando à polícia poder para tomar salários e deportar imediatamente quem for pego nessa condição. Além disso, as autoridades pretendem criminalizar a prática, aumentar o rigor sobre quem contratar estrangeiros ilegais no país e criar um sistema por satélite para vigiá-los até deixarem de vez o Reino Unido.

624 mil

imigrantes chegaram ao Reino Unido entre setembro de 2013 e setembro de 2014. No mesmo período, 327 mil pessoas deixaram o país.

A redução da imigração foi uma das promessas de Cameron, do Partido Conservador, durante a campanha eleitoral que terminou há duas semanas. O assunto foi um dos mais polêmicos na disputa contra os trabalhistas. Os conservadores ganharam a maioria das cadeiras do Parlamento, o que dispensou uma coalizão.

As novas regras — que deverão ser apresentadas por Cameron em projeto de lei na próxima semana, quando a Rainha Elizabeth fará a leitura de seu discurso anual — deixa clara a disposição em enfrentar a União Europeia (UE). Cameron promete um plebiscito até 2017 para definir a permanência no bloco.

Outro sinal é que, com a maioria obtida no Parlamento, os conservadores não têm mais obstáculos para agir em áreas sensíveis para os antigos aliados liberais-democratas durante o primeiro mandato.

“Eu e muitos outros acreditamos que é certo para nós reduzirmos os incentivos para as pessoas que querem vir para cá”, disse Cameron a uma plateia em Londres. “As mudanças no sistema de seguridade social para diminuir a migração da UE serão uma exigência certa em minha renegociação”.

O premiê disse apoiar as regras de liberdade de movimento da UE, mas afirmou que não quer que os benefícios sociais estimulem esse movimento. “A liberdade de movimento sempre pressupôs a liberdade de movimento para se mudar e arrumar um emprego, e é essa liberdade de movimento que eu apoio”, afirmou.

Segundo a rede BBC, Cameron dirá que a ideia é tornar o país “menos atraente para vir e trabalhar ilegalmente”. A ideia é implementar a regra “deport first, appeal later” (“deportar primeiro, recorrer depois”, já no seu território de origem).

Estimativa

As estimativas sobre imigrantes no Reino Unido são extraoficiais. A rede BBC calcula que sejam ao menos 8 milhões, ou 12,5% da população do país. Há possivelmente 350 mil brasileiros (com e sem visto). Ao todo, de 300 mil a 600 mil estrangeiros podem estar sem permissão no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]