• Carregando...
 | John MacDougall/AFP
| Foto: John MacDougall/AFP

Um caminhão avançou contra pessoas que passeavam em uma feira natalina em Berlim, na região central da capital alemã, nesta segunda-feira (19). A informação inicial é de que há, ao menos, 12 mortos e 48 feridos. A agência DPA noticia que o atropelamento teria sido um atentado.

MAPA: Confira o local do atentando

VÍDEOS: Internautas registram incidentes

FOTOS: Imagens do ataque em Berlim

Informações da publicação britânica The Independent apontam que o motorista, que estava acompanhado no caminhão, fugiu, mas teria sido preso pela polícia logo após o ocorrido. Já o passageiro morreu na batida.

Segundo informações da polícia alemã, o veículo teria invadido a calçada na rua Budapester Strasse, nas proximidades da igreja luterana de Gedächtniskirche, também conhecida como o memorial do Kaiser Wilhelm II. Bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial e próximo do zoológico de Berlim, o local é um dos mais populares da cidade, e atrai muitos turistas diariamente.

Pelas redes sociais, algumas testemunhas relataram o incidente. No Twitter, a turista Emma Rushton afirmou que “pessoas foram atingidas” e que não existiam ruas próximas que justificassem a passagem do caminhão. Em entrevista à CNN, Emma afirmou que o caminhão não reduziu a velocidade. “Nós vimos ao menos 10 pessoas feridas no chão”, disse.

As autoridades berlinenses pedem que a população fique em casa. Mas não há indícios de uma nova ameaça para a população da região da capital alemã, segundo a polícia. “Não há atualmente indícios de outras situações perigosas” no centro de Berlim, tuitou a polícia.

Confira vídeos feitos pelos internautas

Merkel ‘em luto’ pelos mortos em feira de Berlim

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse estar “em luto” pelos mortes na feira natalina, nesta segunda-feira, em Berlim. “Estamos em luto e esperamos que os muitos feridos recebam a ajuda necessária”, disse o porta-voz de Merkel, Steffen Seibert, em sua conta no Twitter, em alusão às “terríveis notícias” vindas de Berlim.

Nice

O incidente lembra o ataque terrorista de julho, na França, quando um tunisiano usou um caminhão de 19 toneladas para atropelar uma multidão que celebrava o Dia da Bastilha numa praia em Nice, provocando a morte de 86 pessoas. Na ocasião, o motorista foi morto e o ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico.

Em seu Twitter, o presidente da França, François Hollande, manifestou-se a respeito do ocorrido, expressando “solidariedade e compaixão à chanceler Merkel, ao povo alemão e aos familiares das vítimas de Berlim”.

Mapa

  • Paramédicos e policiais são fotografados nos arredores de onde ocorreu o ataque.
  • Em Berlim, polícia bloqueia o acesso a ruas próximas da igreja de Gedächniskirche, onde um caminhão atingiu diversas pessoas que estavam em uma feira natalina.
  • Bombeiros trabalham na Budapester Strasse, onde o ato aconteceu.
  • Paramédicos, bombeiros e policiais trabalham na Budapester Strasse.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]