• Carregando...
Anton Pilipa antes de desaparecer, em 2012; no hospital em Manaus, em  janeiro deste ano, e ao ser encontrado em Rondônia, em dezembro de 2016. | Arquivo  da Família/ Facebook
Anton Pilipa antes de desaparecer, em 2012; no hospital em Manaus, em janeiro deste ano, e ao ser encontrado em Rondônia, em dezembro de 2016.| Foto: Arquivo da Família/ Facebook

Depois de ter sido encontrado vagando por uma estrada em Rondônia, o canadense Anton Pilipa, desaparecido por cinco anos, foi detido pela polícia ao voltar para o Canadá.

A polícia de Toronto informou que Pilipa é acusado de tentativa de agressão armada, e teve de comparecer à Justiça no assim que chegou do Brasil, na última segunda-feira (6).

Anton Pilipa (esquerda), de 39 anos, foi buscado pelo irmão, Stefan (direita), em Manaus.Arquivo da família

Solto sob fiança, Pilipa tem audiência marcada para a próxima segunda-feira (13). Cometida em 29 de janeiro de 2011, a agressão chegou a gerar uma intimação judicial na época. Pilipa, no entanto, acabou desaparecendo antes da data marcada para a sessão na Justiça. A polícia não quis dar mais detalhes do caso.

Logo antes de sumir de Toronto, em 2012, o homem havia iniciado um tratamento para esquizofrenia, condição que o afeta até hoje, de acordo com seu irmão, Stefan Pilipa.

Desaparecido

Anton foi encontrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) brasileira em dezembro, vagando por uma estrada em Rondônia. Ele teria chegado ao local principalmente caminhando, muitas vezes sem sapatos, além de ter pegado carona escondido em caçambas de caminhões. Ele estava sem documentos, sem dinheiro e não soube informar sua identidade.

Apesar das tentativas da PRF de ajudá-lo, ele acabou fugindo. Foi encontrado novamente em janeiro, perambulando em uma estrada de Manaus.

Assim que soube que Anton havia sido encontrado, Stefan lançou uma a campanha de arrecadação de dinheiro via crowdfunding, com o objetivo de juntar recursos para buscar o irmão no Brasil.

Em entrevista à BBC Brasil na semana passada, Anton explicou que estava feliz por ter sido encontrado. “Sei que tenho muita sorte em estar vivo”, disse ele. “Estou muito feliz por poder voltar para a minha família”.

Antes de começar a tratar sua doença mental no Canadá, em 2012, Anton chegou a morar em Vancouver, Montreal e Toronto,segundo a BBC. Nessas cidades, trabalhou como funcionário de organizações humanitárias de auxílio a pessoas carentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]