• Carregando...
Para Alegre, o Tribunal Superior da Justiça Eleitoral (TSJE) pronunciou muito rapidamente a vitória de Mario Abdo | NORBERTO DUARTE/AFP
Para Alegre, o Tribunal Superior da Justiça Eleitoral (TSJE) pronunciou muito rapidamente a vitória de Mario Abdo| Foto: NORBERTO DUARTE/AFP

Efraín Alegre, candidato que perdeu as eleições presidenciais de domingo no Paraguai, afirmou nesta terça-feira (24) ter evidências de votação fraudulenta e pediu uma recontagem dos votos.  

Ele, porém, não apresentou as provas citadas.  

Segundo Alegre, que concorreu pela Aliança Ganhar (centro), o Tribunal Superior da Justiça Eleitoral (TSJE) pronunciou muito rapidamente a vitória de Mario Abdo, do conservador Partido Colorado.  

"Já temos exemplos claros de fraude que vamos denunciar caso a caso", disse. "Vamos participar da recontagem."  

Leia também: Cenário político do Paraguai vai depender de configuração do Senado

Com 97,67% dos votos apurados no domingo, o tribunal disse que Abdo obteve 46,44% e Alegre, 42,74%. A previsão é que Abdo tome posse em agosto para um mandato de cinco anos.  

Os resultados foram divulgados com base no sistema de contagem rápida -Transmissão de Resultados Eleitorais Preliminares, conhecido pela sigla TREP.  

Resultado preliminar

"No domingo dissemos que o TREP é um resultado preliminar. As atas é que têm realmente a validez para ser parte fundamental do processo eleitoral", afirmou Alegre.  

O candidato liberal aceitou na noite do domingo os resultados da contagem rápida, mas não reconheceu a derrota devido à margem apertada entre os dois candidatos.  

Afirmou que esperaria o julgamento oficial das atas pelos juízes, que começou nesta terça-feira (24). As atas dão o resultado de contagem manual em cada mesa eleitoral.  

Observadores internacionais que monitoraram a eleição de domingo (22) não apontaram graves problemas.  

Luis Salas, diretor de Recursos Eleitorais do tribunal, negou haver fraude na contagem dos votos e disse que o exame das atas continuará normalmente segundo o calendário eleitoral. Não ficou claro se esta é a posição prevalente.  

"Não existe fraude, e que eles demonstrem [se houver]. Estou seguro de que não existe, houve um controle eficiente. Não queremos que a democracia seja manchada pelas suspeitas", disse.  

Apoiadores de Alegre e de setores da oposição começaram a se posicionar diante de TSEJ, em Assunção. A polícia enviou reforços para o local.  

Fernando Lugo, presidente do Congresso paraguaio e cuja Frente Guasú fez parte da Aliança Ganhar de Alegre, pediu que o TSJE suspenda imediatamente o exame das atas.  

"Pedimos que o controle seja feito de forma lenta, se não têm nada a esconder. Pedimos que se suspenda o julgamento das atas. Pedimos que os resultados sejam como o povo elegeu. Prometeram que a contagem seria interrompida", disse Lugo, que foi presidente entre 2008 e 2012.  

Segungo Lugo, o presidente do TSJE, Jaime Bestard, afirmou que conversaria com outros ministros do tribunal para decidir sobre o pedido.  

A rádios locais, porém, Bestard afirmou que o julgamento das atas continua normalmente e que o tribunal "trabalha de maneira transparente".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]