• Carregando...
 | ALEX WONG/AFP
| Foto: ALEX WONG/AFP

A Casa Branca barrou veículos de imprensa da coletiva diária com o porta-voz do presidente Donald Trump, Sean Spicer. Os jornais The New York Times e Los Angeles Times, a rede de TV CNN e os sites Politico e Buzzfeed tiveram a entrada proibida no briefing diário desta sexta-feira. Outros meios de comunicação que não foram impedidos de participar, mas se retiraram em protesto. Esse é o caso da agência de notícias Associated Press e da revista Time.

No lugar dos veículos barrados, a Casa Branca convidou veículos pró-Trump, como o site de extrema direita Breitbart, que era dirigido por Stephen Bannon, que atualmente é assessor do presidente. As informações são da agência Estadão Conteúdo.

Ainda nesta sexta, Donald Trump participou do encontro anual de conservadores — ele é o primeiro presidente a ir ao evento desde Ronald Reagan. Ele fez críticas à imprensa e defendeu políticas que o ajudaram a se eleger, como a construção de um muro na fronteira com o México e o fim do Obamacare. Referindo-se ao público como amigos, Trump fez um forte discurso nacionalista e exaltou os “valores americanos” e a bandeira do país.

Por cerca de dez minutos, Trump fez fortes críticas à imprensa americana. Afirmou estar lutando contra a “as notícias falsas” e citou o caso da reportagem que fala em nove fontes sob anonimato.

O discurso nacionalista, mesmo tom do usado na campanha, agradou a plateia, que aplaudiu o presidente de pé diversas vezes. Trump ainda prometeu colocar os americanos à frente de tudo, deixar as “pessoas ruins longe do país” e defendeu sua polêmica política migratória e prometeu acabar com o Obamacare.

Mais cedo, no Twitter, Trump atacou o FBI (a polícia federal americana) por não frear os vazamentos à imprensa. As declarações foram feitas um dia depois que veio à tona que o FBI rejeitou um pedido da Casa Branca para desmentir as notícias sobre contatos de funcionários de Trump com a Rússia durante a campanha.

“O FBI é totalmente incapaz de deter os ‘vazadores’ de segurança nacional que vêm permeando nosso governo há muito tempo. Eles não conseguem nem encontrar os vazadores dentro do próprio FBI. Informações confidenciais que poderiam ter um efeito devastador nos EUA estão sendo dadas à mídia. ENCONTREM AGORA”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]