• Carregando...
Chuck Norris em atuação em um de seus filmes. Ator é também um ativista político nos Estados Unidos | divulgação/divulgação
Chuck Norris em atuação em um de seus filmes. Ator é também um ativista político nos Estados Unidos| Foto: divulgação/divulgação

O ator, lutador e personagem célebre da internet Chuck Norris, 75, está preocupado com uma possível intervenção militar do estado em que mora: o Texas. Ele se pronunciou pelo site de direcionamento conservador WorldNetDay nesta semana.

O medo é baseado em um polêmico exercício militar que ocorrerá entre julho e setembro em vários estados norte-americanos. Chamada de Jade Helm 15, a atividade, de acordo com o governo do país, servirá para preparar as forças armadas para o combate de ameaças estrangeiras em seu território.

Pela dimensão do exercício, porém, muitas teorias conspiratórias têm surgido. E uma delas, que Norris defende, é que o governo federal do país quer instituir leis marciais no Texas – o que, via de regra, restringe direitos e liberdades dos cidadão durante tempo determinado.

“O governo diz ‘é apenas um exercício’. Mas o termo ‘apenas’ não corresponde à realidade quando é o governo quem usa”, criticou.

Norris, que é faixa preta em diversas artes marciais e atuou em filmes de ação, muitos deles interpretando soldados, aponta ainda que o governo esconde o real objetivo da operação militar, já que não se sabe como a simulação será feita. Mas se preocupa, sobretudo, porque o mapa mostra ações que serão realizadas “muito perto da porta de seu rancho”.

Controvérsia

A Jade Helm 15 tem gerado muitos protestos entre os texanos, que temem a aplicação de leis marciais no estado e, com isso, sejam provados de direitos e liberdades. Além disso, muitos apontam desconhecer o real motivo da operação. Pelas mídias sociais, o tema é um dos mais debatidos.

O governo norte-americano, no entanto, defende que os exercícios militares são frequentes e que a simulação em larga escala ajudará no combate a ameaças terroristas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]