• Carregando...
Cientistas conseguiram observar quando duas estrelas de nêutrons se fundiram e geraram luz e ondas gravitacionais no espaço | HO/AFP
Cientistas conseguiram observar quando duas estrelas de nêutrons se fundiram e geraram luz e ondas gravitacionais no espaço| Foto: HO/AFP

A fusão de duas estrelas de nêutrons, considerada um dos fenômenos mais violentos do universo, foi observada pela primeira vez por cientistas, informou a agência espacial americana, NASA. O evento cósmico, capaz de gerar ondas gravitacionais, ocorreu a cerca de 130 milhões de anos-luz do planeta Terra. 

A detecção ocorreu em agosto e desde então as ondas gravitacionais envolvidas passaram a ser acompanhadas por observatórios astronômicos espalhados pelo mundo. A captação de ondas geradas por essa colisão ocorreu no Observatório Ligo, nos Estados Unidos, em parceria com o detector europeu Virgo. 

Leia também: 7 respostas para você entender as ondas gravitacionais como um físico

O anúncio veio duas semanas após os criadores do observatório americano envolvido - Kip Thorne, Rainer Weiss e Barry C. Barish, terem recebido o prêmio Nobel de Física deste ano. O trio detectou, através de estudos, ondas gravitacionais previstas por Albert Einstein ainda em 1915.

A colisão das duas estrelas nêutrons divulgada nesta segunda também gerou luz em diversas bandas do espectro eletromagnético, como raios gama, raios X e infravermelhos. 

Segundo cientistas, o fenômeno pode ajudar a fornecer respostas a mistérios como a origem do ouro na Terra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]