• Carregando...
Coliseu é um dos símbolos mais importantes da “cidade eterna” | Paulo Pinto/Fotos Públicas
Coliseu é um dos símbolos mais importantes da “cidade eterna”| Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas

A Superintendência para o Coliseu e a Área Arqueológica de Roma ativou uma unidade de crise para verificar eventuais danos provocados pelo terremoto desta quarta-feira (24) ao mais famoso monumento da capital italiana.

Veja imagens dos estragos causados pelo terremoto na Itália
Vídeo mostra estragos deixados pela tragédia
Amatrice, Accumoli e Arquata del Tronto foram as mais afetadas

Uma primeira análise foi realizada durante a manhã, antes da abertura do Anfiteatro Flaviano ao público, para garantir a segurança dos visitantes. Nas próximas horas, serão feitas verificações mais aprofundadas para descobrir se há avarias que não estejam evidentes.

Outras construções históricas de Roma também serão analisadas. O tremor teve seu epicentro perto de Accumoli, a 145 km da capital, mas também foi sentido na “cidade eterna”, onde centenas de pessoas chegaram a sair às ruas para se proteger.

“Aqui se ouvem apenas os gatos”, diz italiano em região atingida por tremor

Leia a matéria completa

Quantidade de vítimas não para de subir

Dezenas de socorristas, policiais e voluntários trabalham sem descanso nas pequenas localidades de Amatrice e Accumoli, na região do Lacio, e Arquata del Tronto, na região de Marcas, as três mais afetadas pelo terremoto, para retiras as pessoas dos escombros.

O terremoto atingiu 6,2 graus. Mais de 100 tremores secundários foram registrados.

O primeiro balanço oficial de mortos deixados pelo terremoto que atingiu na madrugada desta quarta-feira (24) duas regiões da Itália já ficou para trás. O número de mortos já chega a 120.

O balanço total de mortos sobe de hora em hora, já que há muita gente sob as pilhas de pedras, assim como muitos desaparecidos, explicou à imprensa Immacolata Postiglioni, responsável pelas operações urgentes da Defesa Civil. “Infelizmente o número pode mudar”, reconheceu.

Os moradores de Roma, a cerca de 170 quilômetros de Nursia, foram acordados pelo terremoto. Os prédios tremeram por cerca de 20 segundos. Os moradores correram para as ruas.

Sem vítimas brasileiras

O governo brasileiro lamentou, em nota, o terremoto ocorrido na Itália. O Ministério das Relações Exteriores disse que a embaixada brasileira e o consulado-geral em Roma estão monitorando a situação, mas ressaltou que ainda não há registros de brasileiros entre as vítimas do acidente que atingiu a região central da Itália.

“O governo brasileiro tomou conhecimento, com pesar, do forte terremoto que atingiu a região central da Itália na madrugada desta quarta-feira, causando dezenas de vítimas fatais e significativa destruição material, principalmente na cidade de Amatrice. A Embaixada e o Consulado-Geral em Roma estão monitorando a situação. Até o momento, não há registro de brasileiros entre as vítimas. O governo brasileiro expressa sua solidariedade aos familiares das vítimas, ao povo e ao governo da Itália”, diz a nota do Itamaraty.

Terremoto na Itália deixa dezenas de mortos

Tremores atingiram a região central do país

+ VÍDEOS

  • Corpo de Bombeiros e equipes de resgate inspecionam áreas afetadas pelo terremoto em Amatrice
  • Feridos são atendidos em “hospital” improvisado em Amatrice
  • Equipes de resgate e bombeiros fiscalizam estruturas afetadas pelo terremoto na Itália
  • Em Amatrice, pessoas se desesperam ao ver o tamanho do estrago causado pelo terremoto
  • Destruição em Arquata del Tronto
  • Equipe de resgate carrega ferido encontrado entre os escombros depois de um forte terremoto na Itália. Na foto, a cidade de Amatrice, uma das mais afetadas
  • Terremoto na Itália deixou ao menos 37 mortos, segundo o primeiro balanço oficial divulgado pelas autoridades
  • Em Amatrice, membro de equipe de resgate procura por vítimas entre os escombros
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]