• Carregando...
Trump em discurso: “há pessoas entrando, e eu não estou dizendo apenas mexicanos, eu estou falando de pessoas de todos os cantos que são assassinas e estupradoras” | DOMINICK REUTER/REUTERS
Trump em discurso: “há pessoas entrando, e eu não estou dizendo apenas mexicanos, eu estou falando de pessoas de todos os cantos que são assassinas e estupradoras”| Foto: DOMINICK REUTER/REUTERS

Apesar de seus comentários polêmicos — ou por causa disso —, o republicano Donald Trump subiu rapidamente para o segundo lugar nas pesquisas nacionais dos pré-candidatos à Presidência dos Estados Unidos, irritando seus colegas de partido.

Do outro lado, a ascensão do magnata representa num alívio para os democratas.

Em Iowa, Trump está empatado com Ben Carson no segundo lugar, atrás do governador de Wisconsin, Scott Walker, com 11%, de acordo com uma pesquisa da Universidade Quinnipiac divulgada na quarta-feira (1º.).

Em New Hampshire, um levantamento da CNN-WMUR na semana passada colocou Trump em segundo lugar atrás do ex-governador da Flórida Jeb Bush, com 11%. Trump também aparece em segundo atrás de Bush em uma nova enquete nacional da CNN-ORC, divulgada na quarta-feira.

O magnata marcou terreno na campanha até agora, protestando contra o impacto de imigrantes ilegais, principalmente do México, sobre a economia dos Estados Unidos e prometendo construir um grande muro na fronteira. Trump também tem polemizado por seus comentários que vinculam os imigrantes ao crime.

“Eu gosto do México. Eu amo o povo mexicano. Eu faço negócios com o povo mexicano, mas há pessoas que vêm através da fronteira que são de todos os cantos. E eles são ruins. Eles são realmente ruins”, disse Trump no fim de semana.

“Há pessoas entrando, e eu não estou dizendo apenas mexicanos, eu estou falando de pessoas de todos os cantos que são assassinas e estupradoras, e elas estão vindo para este país”, disse.

A postura do pré-candidato e sua habilidade de ocupar o centro das atenções nacionais estão provando ser perigosamente tóxicas para o Partido Republicano, que permanece em fase de recuperação depois de perder a corrida presidencial de 2012.

Reince Priebus, presidente do Comitê Nacional Republicano, disse a repórteres na semana passada que os comentários de Trump não ajudam nos esforços do partido para alcançar eleitores diversos. Mas, acrescentou, “nós não temos de escolher quem concorre”.

Com o Partido Republicano em uma missão urgente para cortejar os eleitores latinos, os comentários inflamados de Trump contra os imigrantes podem ser um tiro no pé.

A pré-candidata Hillary Clinton e outros democratas, por sua vez, estão ansiosos para transformar Trump na personificação do Partido Republicano, que está momentaneamente sem líder e sem um favorito claro.

“Eu sou uma pessoa de fé, e a entrada de Donald para esta corrida só pode ser atribuída ao fato de que o bom Deus é um democrata com um senso de humor”, afirmou Paul Begala, estrategista e veterano democrata veterano e conselheiro de ações prioritárias dos EUA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]