Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Negociação

Complexo de Kaesong, na Coreia do Norte, reabre após 5 meses

Das 123 companhias sul-coreanas que contam com fábricas no complexo situado na cidade norte-coreana, mais da metade começou a testar suas operações

Trabalhadores sul-coreanos aguardam em fila para passar pela aduana em direção à Coreia do Norte |
Trabalhadores sul-coreanos aguardam em fila para passar pela aduana em direção à Coreia do Norte
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

O complexo industrial conjunto de Kaesong, criado por Coreia do Sul e Coreia do Norte, reiniciou nesta segunda-feira (16) sua atividade após mais de cinco meses de fechamento, o que marca uma nova etapa do relacionamento entre os dois países.

Das 123 companhias sul-coreanas que contam com fábricas no complexo situado na cidade norte-coreana de Kaesong, mais da metade começou a testar suas operações e pediu a seus trabalhadores norte-coreanos que voltem ao trabalho, informou o Ministério da Unificação de Seul.

Espera-se que 820 diretores e funcionários sul-coreanos cruzem a fronteira até Kaesong durante o dia, e mais de 400 ficarão lá durante a noite para supervisionar os trabalhos das fábricas.

A reabertura do simbólico projeto conjunto acontece depois que na terça-feira passada as duas Coreias chegaram a um acordo pelo qual Pyongyang aceitou não voltar a fechar o polígono industrial de maneira unilateral ou devido à tensão política entre ambos os Governos.

A Coreia do Norte forçou o fechamento de Kaesong no dia 8 de abril quando retirou seus 53 mil trabalhadores do complexo, como parte de uma agressiva campanha de ameaças em relação a Seul e Washington em plena etapa de tensão.

Siga a Gazeta do Povo e acompanhe mais novidades

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Mundo

PUBLICIDADE
Acompanhe a Gazeta do Povo nas redes sociais