• Carregando...
“Fechamento” do governo americano durou cerca de seis horas nesta sexta-feira (9) | MARK WILSONAFP
“Fechamento” do governo americano durou cerca de seis horas nesta sexta-feira (9)| Foto: MARK WILSONAFP

Após ver o governo dos EUA sofrer a segunda paralisação pela segunda vez no ano, o Congresso do país aprovou uma nova lei orçamentária que deve reverter o chamado “shutdown”. A lei, porém, ainda precisa da assinatura do presidente Donald Trump.

Sem a lei orçamentária, a administração de Trump não pode fazer despesas e os órgãos federais deixam de funcionar.

A votação da proposta emperrou nesta madrugada, diante da oposição de um único senador: o republicano Rand Paul.

Ele se disse preocupado com o aumento da dívida pública com a proposta, e pediu que fosse votada uma emenda sobre o tema. Na prática, a medida obstruiu a votação. Por volta das 2h de Brasília (23h em Washington), o Senado decretou recesso, consolidando o “shutdown”. O Congresso tinha até a meia-noite de sexta (3h em Brasília) para aprovar a lei e evitar a paralisação.

"Eu quero que as pessoas se sintam desconfortáveis. Eu quero que elas respondam: Como é que vocês eram contra os deficits do presidente Barack Obama e agora vocês apoiam deficits republicanos?", discursou Paul.

No dia anterior, os senadores haviam chegado a um acordo bipartidário que definiria o orçamento pelos próximos dois anos. Democratas e republicanos comemoraram a proposta, que tirou de pauta temas polêmicos como a imigração, que dividia o congresso, a fim de atingir um consenso. Mas a lei estabelece despesas adicionais de US$ 300 bilhões no período, a fim de contemplar reivindicações tanto de republicanos (em especial, programas militares) quanto de democratas (em políticas domésticas).

Leia também: Governo Trump sofre paralisação pela segunda vez em três semanas

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]