• Carregando...
O pastor Billy Graham morreu em sua casa, na Carolina do Norte | TIMOTHY A. CLARY/AFP
O pastor Billy Graham morreu em sua casa, na Carolina do Norte| Foto: TIMOTHY A. CLARY/AFP

O pastor americano Billy Graham, pregador evangélico e conselheiro espiritual de diversos presidentes, morreu nesta quarta (21), aos 99 anos. Sua oratória eloquente e paixão por Jesus Cristo atraiu milhares de pessoas ao redor do mundo. Ele foi uma das figuras religiosas mais influentes e conhecidas de seu tempo.

O reverendo morreu em sua casa em Montreat, na Carolina do Norte, de acordo com informações do porta-voz Mark DeMoss. Nos últimos anos, segundo o jornal "The New York Times", ele vinha enfrentando diversas doenças, como sintomas do mal de Parkinson, câncer de próstata e hidrocefalia.  

História

Nascido em 7 de novembro de 1918, filho de um fazendeiro do estado da Carolina do Norte, Graham se converteu ao cristianismo aos 15 anos. Aos 21, foi ordenado pastor numa igreja batista da Flórida.

Willian Franklin Graham Jr. pregou para milhares de pessoas em estádios e jornadas de fé, e foi pioneiro no uso de meios de comunicação como o rádio e a televisão. Em suas ‘Cruzadas de Evangelização’, Graham proclamou uma mensagem de arrependimento e compromisso com Jesus. Esteve em aldeias muito pobres e em altos centros de poder e autoridade e orou para quase 300 milhões de pessoas. Passou pela China, África, Hungria e até Coreia do Norte, além de outros países.

Além de frequentador da Casa Branca, o reverendo era frequentemente convidado para inaugurações presidenciais e para convenções políticas. Também foi convidado a pregar na capela real do Castelo da Grã-Bretanha.

Após a Guerra do Golfo, em 1991, Billy Graham passou a noite na Casa Branca para um período de oração. E em 1981, quando o presidente Ronald Reagan foi gravemente ferido em uma tentativa de assassinato, Graham também esteve junto com o então líder em oração.

O pastor também abençoou o início da presidencia de George H. W. Bush. O ex-presidente disse que Graham foi o responsável por ‘plantar as sementes’ para sua conversão cristã. Foi especialmente próximo do ex-líder norte-americano Richard Nixon, de Harry Truman, Lyndo Jonhson e Gerald Ford.

Era opositor do casamento gay, principalmente em seu estado, na Carolina do Norte. 

Condolências

No twitter, o presidente Donald Trump deixou a seguinte mensagem: “O GRANDE Billy Graham morreu. Não houve ninguém como ele! Ele fará falta para os cristãos e para todas as religiões. Um homem muito especial”, escreveu.

Além de Trump, o ex-presidente norte-americano Barack Obama comentou a morte do pastor: “Billy Graham foi um servo humilde que orou por tantos - e quem, com graça e sabedoria, deu esperança e liderou gerações de americanos”, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]