Assinaturas Classificados
Assinaturas

Publicidade
Rússia

Boris Yeltsin foi um político polêmico

23/04/2007 | 12:51 |
  • Comentários

Boris Yeltsin sempre foi tido como um líder polêmico. O ex-presidente liderou a resistência que levou ao fim do comunismo. Eleito pelo voto direto pela primeira vez na História daquele país, ele fez um governo que não conseguiu promover o desenvolvimento econômico, levando a população a enfrentar o desemprego e os altos preços.

Com Yeltsin, a Rússia viveu a ressaca da euforia pelo fim do comunismo, mas ele ficou mais lembrado pelos excessos alcoólicos que minaram sua saúde até ele renunciar em favor de um aliado formado pela espionagem, o atual presidente russo Vladimir Putin.

Popular antes de chegar à presidência, Yeltsin levou a Rússia a uma grande depressão e ficou conhecido em outros países quando a política de Gorbatchov ficou ameaçada - com o fim da União Soviética, Gorbatchov renunciou e abriu caminho para Boris Yeltsin.

O ex-presidente renunciou à presidência em 1999, meses antes do fim oficial de seu mandato. Com a renúncia, seu primeiro-ministro, Vladmir Putin, tornou-se presidente e depois foi eleito pela população em 2000.

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade