• Carregando...
Imagem do Ministério da Unificação da Coréia do Sul mostra o delegado-chefe sul-coreano Chun Hae-Sung (à dir)  saudando o delegado-chefe norte-coreano Jon Jong-Su (à esq.) | Divulgação/
AFP
Imagem do Ministério da Unificação da Coréia do Sul mostra o delegado-chefe sul-coreano Chun Hae-Sung (à dir)  saudando o delegado-chefe norte-coreano Jon Jong-Su (à esq.)| Foto: Divulgação/ AFP

Os governos da Coreia do Sul e do Norte entraram em acordo e as delegações dos dois países vão desfilar unidas na cerimônia de abertura da Olimpíada de Inverno sob uma bandeira que mostra a península unificada.  

Em comunicado conjunto divulgado nesta quarta-feira (17), os dois países anunciaram ainda que o time feminino de hóquei no gelo será unificado.  

Na restante das modalidades, os países competirão separados. Até o momento, há dois atletas norte-coreanos confirmados, os patinadores, Ryom Tae-ok e Kim Ju-sik.  

Além dos atletas, a delegação norte-coreana também incluirá 550 pessoas, sendo 230 animadoras de torcida, 140 artistas e 30 atletas do Taekowndo, que farão uma demonstração.  

A competição acontecerá entre 9 e 25 de fevereiro na cidade sul-coreana de PyeongChang.  

Acordo  

O acordo entre Pyongyang e Seul começou a ser negociado após o ditador norte-coreano Kim Jong-un expressar em seu discurso de Ano Novo no dia 1º sua intenção de liberar os atletas para participarem da competição.  

Seul respondeu elogiando a declaração e convidando a Coreia do Norte para um encontro no dia 9, no qual foi confirmada a participação. Representantes dos dois países tiveram uma nova reunião nesta quarta para acertarem os detalhes.  

Não será a primeira vez que os dois países irão desfilar sob uma bandeira unificada.  

A prática era comum durante a primeira metade dos anos 2000, acontecendo nas Olimpíadas de Verão de Sidney-2000 e de Atenas-2004, assim como em edições de Inverno, mas foi interrompida em 2007, após a piora na relação entre os vizinhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]