• Carregando...
Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, se reuniu no início de maio, com o ditador norte-coreano Kim Jong-un | KCNA/AFP
Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, se reuniu no início de maio, com o ditador norte-coreano Kim Jong-un| Foto: KCNA/AFP

A Coreia do Norte informou que vai realizar uma "cerimônia" para o desmantelamento de seu local de testes nucleares entre 23 e 25 de maio, no que seria um evento simbólico prévio ao encontro do líder norte-coreano Kim Jong Un com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no próximo mês.

O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte declarou neste sábado que todos os túneis no campo de testes do Nordeste do país serão destruídos em uma explosão e que as instalações de observação e pesquisa, bem como unidades de guarda em solo também serão removidas. 

O país afirmou que planeja convidar jornalistas dos Estados Unidos, Coreia do Sul, China, Rússia e Grã-Bretanha para inspecionar o processo. 

Kim revelou planos de fechar o local dos testes nucleares durante reunião com o presidente sul-coreano Moon Jae-in, no mês passado. 

Parceria 

Os Estados Unidos prometeram ajudar no crescimento da economia da Coreia do Norte, se o país tomar medidas firmes para se livrar de suas armas nucleares de forma permanente e verificável, disse o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo. 

"Se a Coreia do Norte adotar medidas ousadas para rapidamente se desnuclearizar, os Estados Unidos estão preparados para trabalhar com a Coreia do Norte para alcançar a prosperidade na mesma medida dos amigos sul-coreanos. 

Leia mais: ï»¿Coreia do Norte não deve deixar seu projeto nuclear. Encontro com Trump é uma prova disso

De acordo com Pompeo, os EUA desejam ter a Coreia do Norte como um parceiro "e não como um inimigo". Pompeo disse que contou ao líder norte-coreano Kim Jong Un sobre essa esperança quando visitou Pyongyang, no início desta semana, para finalizar detalhes da reunião do próximo 12 de junho entre Kim e o presidente Donald Trump .

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]